Quarta-feira
23 de abril
NIKOLA TESLA
Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. 2 Pedro 2:19

A Tesla, empresa de carros elétricos do bilionário Elon Musk, recebeu esse nome em homenagem ao inventor e engenheiro Nikola Tesla, que deixou para o mundo aproximadamente 700 patentes, dentre as quais podemos destacar: o motor de indução, o rádio, a transmissão sem fio de energia e de dados, a ressonância magnética, a iluminação neon e fluorescente, o laser, o controle remoto, a robótica e o raio X.

Entretanto, esse grande gênio quase desperdiçou sua vida por causa dos vícios. Ele era viciado em apostas e perdeu todos os seus recursos em jogos. Certa ocasião, após ficar sem nada, sua mãe o encontrou e lhe deu um maço de dinheiro e disse: “Vá e divirta-se, quanto mais cedo você perder tudo o que possuímos, melhor será. Eu sei que você vai superar isso.” A estratégia de sua mãe funcionou, pois, após esse dia, ele nunca mais voltou a jogar.

O interessante é que uma das invenções de Tesla foi o método para vencer os vícios, composto pelos seguintes passos: 1) Registre qual é o seu vício, isto é, anote-o em uma folha; 2) Informe a frequência com a qual você o pratica; 3) Descreva o momento em que você o pratica; 4) Indique o local onde você o pratica; 5) Liste, caso existam, as atividades associadas que o levam a praticá-lo; 6) Relate o que você sente quando o desejo pelo vício surge. Essas etapas são interessantes para exercitarmos o autoconhecimento e conseguirmos lidar com os desejos pecaminosos.

No verso de hoje, o apóstolo Pedro afirma que o ser humano se torna escravo daquilo que o domina. Essa declaração nos leva a refletir sobre a importância do domínio próprio. Conseguir controlar, pelo poder do Espírito, os pensamentos, os desejos e os apetites, sendo dono e não escravo das decisões, é fundamental para o cristão.

Deus conhece nossas fraquezas e nos oferece toda ajuda necessária para abandonarmos nossos pecados. Com Seu auxílio, nossos esforços na busca pela santidade não serão em vão.