Moro próximo à linda cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O município tem muitas belezas naturais e históricas, é banhado por lindas praias e habitado por um povo muito receptivo. Essa cidade é uma ilha e está ligada ao continente por uma ponte. Se não fosse isso, estaria isolada do restante do país. Aquela grande ponte é o meio pelo qual as mercadorias entram e saem do município e, por ela, muitos caminhões acessam o movimentado porto local.
Na vida, todos precisamos de pontes para não sermos ilhas isoladas. Todos nós temos a necessidade de conviver com outras pessoas. Mesmo aqueles que de maneira arrogante afirmam que não precisam de ninguém, se prestarem atenção, perceberão que precisam muito dos outros.
Na vida em sociedade, precisamos do motorista de ônibus, de profissionais de saúde, policiais, professores e outros. Além disso, as relações humanas dão um colorido especial à vida e delas extraímos conhecimento, motivação e inspiração. Não é possível vivermos sozinhos.
É verdade que a dependência total é um problema. Da mesma forma, a completa independência é impossível, e quem tenta chegar próximo a isso se prejudica. Então, a melhor postura que devemos assumir em relação às outras pessoas é a de interdependência, ou seja, todos precisam de todos.
O provérbio de hoje chama de insensato aquele que acha que pode viver sem a opinião e a ajuda dos outros. Por outro lado, o texto fala do sábio, que entende sua necessidade de conviver com outras pessoas para ser feliz e para tomar boas decisões.
Todas as vezes que tiver que tomar uma decisão importante, aconselhe-se com pessoas em quem possa confiar e que têm experiência de vida. Há sabedoria em ouvir os mais velhos. Quem viveu mais já passou pelo que passamos e pode nos ajudar.
O ser que mais viveu no Universo é Deus. Ele está vivo desde a eternidade; portanto, com Ele estão os melhores conselhos que poderíamos receber. Se quisermos acertar na vida, precisamos ouvi-Lo sempre. A Bíblia é o melhor compêndio de aconselhamento que existe, pois nela você encontrará os conselhos divinos.
Você não é uma ilha nem deve tentar ser. Construa pontes na vida para que os conselhos de seus pais, pastores, professores e, principalmente, de Deus encham sua mente de sabedoria e o guiem para a eternidade.