Segunda-feira
20 de março
NO FUNDO DO POÇO
Das profundezas clamo a Ti, Senhor; ouve, Senhor, a minha voz! Salmo 130:1, 2

Quando eu tinha seis anos, fui passar as férias com a minha família na cidade de Penedo, interior do Rio de Janeiro. Durante várias semanas, ficamos em um acampamento chamado “Casa de Pedra”, local espaçoso e bem agradável em meio à natureza. 

Em uma tarde, enquanto todos descansavam, saí sozinho pelo acampamento em busca de aventura. Porém, aquela não foi uma boa ideia. Em minha ingenuidade, comecei a pular sobre uma grande estrutura de cimento. Eu não fazia ideia do que havia ali embaixo. De repente, a tampa virou e caí em um grande reservatório de água. Para minha total infelicidade, a tampa fechou o lugar. Tudo ficou escuro e comecei a me afogar, indo para o fundo da cisterna. 

Desesperado, fiz uma curta oração em pensamento: “Jesus, me salva!” Talvez, aquela tenha sido a primeira prece que fez sentido em minha vida. Pensei que fosse morrer. Após alguns segundos, ouvi passos em cima daquela grande estrutura de cimento. Vi um clarão e um braço estendido em minha direção. Era o braço da minha mãe. Ela ouviu os gritos e veio rapidamente me socorrer. 

É possível que, em algum momento da sua vida, você também tenha chegado ao “fundo do poço”. Não literalmente, como aconteceu comigo, mas nas angústias e dificuldades da sua jornada. Como o salmista no verso de hoje, você pode estar clamando para que Deus o salve das profundezas da depressão, do desemprego, do vício, da solidão ou da vontade de cometer suicídio. Talvez ainda se sinta em um buraco que você mesmo cavou nas tardes ociosas da vida. Eu gostaria que você olhasse para o alto. Existe um Deus que não desampara os Seus filhos, principalmente quando estão em um “beco sem saída”. 

O mesmo Deus que esteve na cova com José, na masmorra com Paulo, no ventre do peixe com Jonas, na caverna com Elias e na cova dos leões com Daniel é Aquele que está agora com você. Ele sabe como sair de um buraco, de um poço e até de um sepulcro! Para Deus, o “fim do poço” não é o ponto final da existência, mas a oportunidade de um novo começo. Olhe para os braços do Onipotente! Eles estão estendidos para salvar. 

Não tenha medo! Jesus resgatará você e limpará as suas feridas. Para cada beco sem saída, Ele abre uma passagem secreta.