Sexta-feira
17 de junho
No limite
Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 1Coríntios 10:12

Quando a Apple, a marca mais valiosa do mundo, lançou um modelo de iPhone à prova d’água, muita gente foi ao delírio. Os primeiros estoques de venda esgotaram em menos de 24 horas. Pessoas passavam madrugadas e dias inteiros em filas tentando comprar um exemplar desse aparelho em seu lançamento. Não demorou muito para acontecer o que os especialistas previam. Na primeira oportunidade, começaram a aparecer na internet vídeos de pessoas testando se, de fato, o aparelho era à prova d’água.

No entanto, muitos usuários falharam por não se preocupar com as instruções da empresa sobre as condições em que o aparelho poderia se manter impermeável. Os limites da tecnologia implantada pela Apple previam um mergulho com profundidade máxima de um metro e duração não superior a 30 minutos. Nessa brincadeira, muitos acabaram comprometendo seus aparelhos sem sequer desfrutar um pouco da nova aquisição.

Essa experiência nos ensina uma lição básica e importante para a vida como um todo. Tudo tem um limite estabelecido. Quem aprende a respeitá-lo encontra o caminho da vitória e da vida. Os limites não foram criados para ser testados, mas para ser respeitados. Quanto mais longe do limite estivermos, mais segura será a nossa caminhada. Conforme lemos em 1 Coríntios 10:12, a queda sempre continua sendo uma possibilidade real. E o que mais a provoca é o desafio aos limites.

Muitas vezes aplicamos o mesmo princípio à vida espiritual. Aprendemos que Deus nos ama e que pode perdoar todos os nossos pecados. É verdade, mas isso não significa que devemos pecar deliberadamente para usufruirmos a misericórdia de Deus. No rótulo do pecado, está sonegada a informação de que ele vicia, aprisiona, escraviza e afasta de Deus. Quanto mais alguém mergulha no pecado, mais se afasta da fonte do perdão. Não devemos nos esquecer de que Deus é amor, mas também é justiça. Esses dois atributos divinos não se repelem; se abraçam. Não ande no limite, limite-se em Deus.