Nosso Deus é criativo. Ele poderia ter projetado todos os animais para serem de um tipo. Mas, em vez disso, há variedade e criatividade por toda parte. Deus é um artista por excelência. Nenhuma Capela Sistina ou escultura chega perto do que nosso Deus fez para desfrutarmos no mundo.
Mas então Deus disse: “Façamos o ser humano à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Olho para esses versículos e percebo que todas as coisas boas em mim refletem meu Deus. Então, concluí que se Deus tem um lado criativo, eu também tenho, e o descobri há cerca de treze anos. Foi uma grande surpresa perceber que eu conseguia fazer um cartão ou uma página de scrapbook em um álbum, pois durante toda a minha vida pensei que não possuía um gene criativo. Nos últimos dois anos, essa criatividade foi transferida para minha vida espiritual. Alguns de vocês podem ter ouvido falar de Bible journaling ou diário espiritual criativo. Tem que ver com fazer arte em uma Bíblia e também fazer arte em um diário. O que eu crio? Bem, deixe-me primeiramente dizer que posso ter um pouco da criatividade de Deus em mim, mas é muito pouco e me esforço muito no que faço. Dito isso, ao fazer meu devocional diário e ler minha Bíblia, passo um tempo meditando sobre o que li e tento encontrar uma imagem visual que dê vida a meus pensamentos.
Por exemplo, ao ler: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmo 91:1), a imagem que me veio à mente foi a de uma mãe galinha protegendo seus pintinhos sob suas asas. Que imagem reconfortante! Meu Pai me cobre com Suas asas quando estou com Ele. Então, pesquiso “mamãe galinha e pintinhos” e encontro um desenho, coloco cor nele e o insiro em minha Bíblia ao lado desse versículo.
Quando li sobre a mulher junto ao poço, sabia que não conseguiria desenhar um jarro de água. Novamente pesquisei o que precisava e encontrei um lindo jarro de água em preto e branco que imprimi, colori, recortei e colei na larga margem de minha Bíblia, com meus pensamentos escritos ao lado.
Usar imagens visuais em meu tempo de estudo da Bíblia com Deus ajudou a aprofundar meu relacionamento com Ele. Agora as palavras nas páginas não são apenas bonitas, são palavras de vida. Palavras que vejo refletidas em minha vida cotidiana.
{ Heather-Dawn Small }