Sábado
23 de agosto
NOVO MUNDO
Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei. Salmo 119:18

Segundo o rabino Benjamim Blech, a lei dos Dez Mandamentos é uma prescrição médica de Deus para uma sociedade doente. Sem a lei de Deus, o mundo estaria condenado à completa barbárie. Este é o alerta apresentado por Ellen G. White: “Quando a restrição imposta pela lei divina é completamente rejeitada, as leis humanas logo são desatendidas” (O Grande Conflito,p. 487 [585]).

Dennis Prager, fundador da Prager University, atestou que nenhum documento na história mudou tanto o mundo para melhor como os Dez Mandamentos. Segundo ele, em seu livro The Ten Commandments: Still the Best Moral Code [Os Dez Mandamentos: Ainda o Melhor Código Moral], “a civilização ocidental, os direitos humanos universais, a igualdade de direitos alcançada pelas mulheres, o fim da escravidão e a democracia não teriam sido desenvolvidos sem os Dez Mandamentos”. De fato, a lei do Senhor está na origem dos valores humanos e da civilização.

O Deus da Bíblia prescreveu os Dez Mandamentos para orientar nosso relacionamento com Ele e também com o próximo. Por isso, obedecemos a Deus quando O honramos e também quando tratamos Sua criação e Suas criaturas com dignidade.

De fato, os Dez Mandamentos inauguram uma nova forma de ser humano. Não é à toa que os mandamentos foram dados a ex-escravos. A escravidão é uma condição que deteriora a essência humana. O que Deus inicia no Sinai, com os Dez Mandamentos, é o longo processo de ensinar pessoas vistas como objetos a se tornarem humanos de novo, indivíduos que aprenderão a viver em autêntica comunidade.

Durante séculos, os judeus celebram o recebimento da lei na festa de Pentecostes. Nessa ocasião, eles demonstravam alegria pela colheita, pela liberdade e pela visitação de Deus no Sinai, quando lhes entregou o Decálogo. Foi exatamente no meio dessa celebração de gratidão que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e os habilitou para expandir o Reino de Deus para todo o mundo.

Hoje, o Espírito Santo deseja escrever a lei de Deus em seu coração. Ele vai renovar sua vida e capacitar você a renovar o mundo ao seu redor.