Terça-feira
26 de dezembro
Novos planos
“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

Menos de duas semanas após meu aniversário de 33 anos, meu esposo anunciou que queria o divórcio. Naquela época, eu era mãe que ficava em casa, e trabalhava apenas dois dias por semana. Enquanto eu enfrentava o sofrimento do divórcio e o temor de não encontrar um emprego em tempo integral para manter a mim e à minha filha de 3 anos de idade, minha mãe leu para mim Jeremias 29:11. Deus tinha planos para mim.

Ao começar a procurar emprego e a distribuir currículos que não recebiam resposta, esforcei-me para não entrar em pânico. Quando o pânico parecia a ponto de me vencer, uma amiga íntima me enviou Jeremias 29:11 por mensagem de texto. Ah, sim. Deus ainda tinha planos. Poucos dias depois, recebi um telefonema de um hospital que ficava a duas horas da minha casa e queria me entrevistar com relação a um emprego em expediente completo. Foi o único empregador a responder aos meus currículos. O salário que ofereciam era exatamente a quantia que eu precisava receber! Aceitei a oferta de emprego.

Meu desafio seguinte foi tratar da logística de ser mãe sem companheiro, com um percurso de duas horas até o trabalho (todos os dias) e ainda suprir as necessidades de minha filha. Meu novo trabalho começaria no dia 2 de janeiro. No dia de Ano-Novo, ainda me sentindo preocupada, comecei a ler o novo livro devocional que eu recebera no Natal. O verso de abertura para o dia 1o de janeiro era Jeremias 29:11! A essa altura, comecei a notar um padrão. Quando eu ficava desanimada, esse verso específico era trazido à minha atenção, de um jeito ou de outro, pois Deus tinha planos.

Dois anos já se passaram desde o meu aniversário de 33 anos, e Jeremias 29:11 ainda continua “aparecendo” justamente quando preciso dele. Recentemente, passei pelo rompimento de uma relação, deixando-me triste e desanimada. Enquanto esperava uma amiga para almoçar, decidi dar uma olhada em uma livraria próxima. Peguei um calendário diário com promessas bíblicas, em busca de uma palavra de ânimo. Eu poderia abri-lo em qualquer uma das 365 promessas, mas o calendário caiu aberto em uma data de meados do ano – a data em que aparecia Jeremias 29:11.

Continuo na jornada, e Deus gentilmente me faz lembrar, quando mais preciso, de que Ele é fiel aos planos que tem para mim – planos de me fazer prosperar, de me conceder esperança e um futuro.

Angelina Vandiver