Quinta-feira
07 de março
Nunca abandone a embarcação
Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Gênesis 6:9

Noé andou com Deus como Enoque; mas, por algum motivo, Deus não o levou ao Céu como fez com Enoque. Talvez tenha sido porque Noé viveu em um período decisivo, antes que Deus destruísse o mundo com uma inundação terrível. Deus também sabia que a vida de Noé seria uma inspiração para nós, que vivemos em condições semelhantes antes da destruição final deste mundo.

Noé era inquestionável na obediência a Deus. Um dia, Deus disse:

– Quero que você construa um enorme barco.

Um barco? Em terra seca? Quando a chuva era completamente desconhecida? Sem protestar, Noé começou a construir. Então, Deus disse:

– Avise sobre esse desastre iminente aos que vierem observar você.

Assim Noé fez, apesar da reação escarnecedora. Eles reviravam os olhos, balançavam a cabeça e faziam comentários ridicularizando sua sanidade. Em um dia sem nuvens, Deus disse:

– Entre na arca com todos os animais e com qualquer outro que quiser entrar.

Noé obedeceu, apesar do escárnio público que crescia de forma constante enquanto um lindo dia seguia o outro. Então, fiel à Sua Palavra, como Ele sempre é, Deus enviou a chuva. Toda criatura viva fora da arca morreu.

As condições na arca se tornaram rotineiras. Enquanto a tempestade estava enfurecida, a família de Noé teve que manter as janelas fechadas até a chuva diminuir. O fedor de tantos animais deve ter sido esmagador. O mar agitado enjoava o estômago enquanto eles alimentavam, davam água e cuidavam de tantos animais. Não foi muito divertido, mas era bem melhor que a alternativa de estar fora da arca. Noé certamente não pensou em abandonar a embarcação.

Como nos dias de Noé, Deus nos forneceu uma “arca” hoje diante da tempestade vindoura. Nós a chamamos de igreja. Quando entregamos a vida a Jesus, Ele nos convida a entrar e nos pede para trabalhar com Ele em prol da felicidade e da salvação de nossos companheiros de viagem. Isso nem sempre é uma tarefa fácil ou agradável. Mas Deus diz:

– Fique firme. Continue a servir aqueles que lhe causam dor de cabeça e os perdoe por amor a Mim.

Vivemos em momentos críticos. Satanás faz o melhor que pode para causar problemas na “arca”. Ainda que a vida na arca seja bem desagradável, às vezes, deixá-la não é a solução. Lembre-se de Noé e não abandone a embarcação!

Revel Papaioannou