Após uma entrevista inicial com uma organização local, fui convidada a preencher um formulário de candidatura para um cargo de assessora. Primeiro, eu precisava ter duas referências para dar apoio à minha candidatura. A primeira veio sem muita dificuldade. Conseguir a segunda, no entanto, tornou- se um verdadeiro problema. “Deixe seu nome, mensagem e número, que eu vou retornar a ligação”, respondia a secretária eletrônica toda vez que eu ligava.
Eu já havia começado meu treinamento na agência. Toda semana meu supervisor de treinamento me lembrava: “Preciso de uma segunda referência sua urgentemente. Caso contrário, você não vai poder assistir às sessões dos clientes.” No entanto, o gerente da agência me permitiu realizar essa atividade. Depois, meu supervisor de treinamento as desaprovou, dizendo terem sido observações não oficiais.
Quase um mês se passou desde minha entrevista inicial, e minha segunda referência ainda não havia respondido. Fui pessoalmente apenas para saber que a referência chegaria na próxima terça-feira.
“Obrigada, Jesus!” Sorri enquanto saía. Eu logo teria minha referência.
Duas semanas depois, fui para o treinamento com expectativa, mas sem a segunda referência. Naquele domingo, as lágrimas corriam pelo meu rosto enquanto desabafava minha frustração. “Nós servimos a um Salvador ressurreto”, minha mãe me consolou. Mais tarde, um amigo orou comigo e sugeriu que eu pensasse no que fazer. Não vou fazer mais nada, pensei.
Quando chegou novamente meu dia de treinamento na quarta-feira, minha segunda referência havia chegado! Consegui usar todas as minhas observações anteriores de clientes (incluindo aquelas que foram descontadas) ao responder a perguntas em meu relatório diário de aprendizagem. Percebi então que eu teria enfrentado dificuldades para escrever respostas adequadas apenas com minhas observações “oficiais”.
Essa experiência me mostrou o poder da oração e da persistência quando temos obstáculos. Embora os obstáculos possam ser frustrantes, Deus vê o que está além.
“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5, 6, NVI).
{ Sonya Simms }