Certa vez, eu aconselhava um senhor de idade avançada. Ele desabafou sua dor: “Eu só não matei, nem roubei. Mas tudo o mais que imaginar, eu fiz. Desperdicei recursos, menti, fiz do prazer o meu deus, usei as pessoas e as machuquei muito.” A culpa o corroía. Doente física e emocionalmente, ele não via sentido em viver e falava em tirar a própria vida.
O verso de hoje fala de integridade, a qualidade de alguém ou de algo que é inteiro, honrado, ético, imparcial.
Grandes escândalos políticos e sociais são a soma de pequenos enganos, meias verdades e erosões morais das autoridades, mas também de toda sociedade, sob a desculpa de que todos fazem assim. E fracassos pessoais pouco conhecidos pelos demais também têm sua origem na falta de integridade.
Omitir princípios gera uma falsa sensação de sossego, mas produz uma clara sensação de inquietude.
A Psiconeuroimunologia, área da ciência que estuda as relações entre a mente e o corpo, diz que, quando conscientemente agimos transgredindo princípios e valores, para satisfazer desejos, emoções e ambições, o cérebro, desencadeado por culpa e remorso, silenciosamente produzirá hormônios como adrenalina e cortisol, capazes de causar lesões ao organismo. Essas lesões podem ser insignificantes no início, mas a insistência na violação de princípios é capaz de gerar um dano significativo no cérebro. Pode surgir um distúrbio de memória, ansiedade, depressão, ausência de paz, irritabilidade, insônia ou alguma alteração ligada a outra parte do corpo, como bronquite asmática, úlcera gástrica, dermatites, problemas cardíacos, etc.
“Não valeu a pena. Quanto gostaria de poder fazer tudo novamente! Seria tudo diferente.” Assim, terminava o desabafo das pessoas que ouvi. O prazer que obtiveram fazendo algo que transgrediu a consciência as levou à infelicidade, ao estresse e às doenças.
Seja onde for, pelo motivo que for, nunca abra mão dos princípios. Quando respeitamos nossos valores morais, guiando-nos por uma consciência esclarecida pela verdade, promovemos a saúde, fortalecemos o sistema imunológico e protegemos o organismo e andamos com segurança.