Quantos oprimidos pelo pecado têm repetido essa súplica! E a todos, o misericordioso Salvador responde: “‘Se o Senhor pode’”? Tudo é possível ao que crê” (Mc 9:23). É a fé que nos liga ao Céu e nos dá força para resistir aos poderes das trevas. Deus providenciou, em Cristo, meios para vencer todo defeito de caráter e resistir a toda tentação, por mais forte que seja. Mas muitos sentem que lhes falta a fé e, assim, permanecem afastados de Cristo. Que essas pessoas, em sua frágil indignidade, se lancem sobre a misericórdia de seu amável Salvador! Não olhe para si mesmo, mas para Cristo. Aquele que curava os doentes e expulsava os demônios, quando andava entre os seres humanos, é ainda hoje o mesmo poderoso Redentor. A fé vem pela Palavra de Deus. Portanto, apegue-se à Sua promessa: “O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37). Lance a si mesmo aos Seus pés, com o clamor: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc 9:24). Você nunca irá se perder enquanto fizer isso – jamais!
Dentro de um pequeno espaço de tempo, os privilegiados discípulos contemplaram o extremo da glória e da humilhação. Viram a humanidade transfigurada à imagem de Deus e rebaixada à semelhança de Satanás. Da montanha onde Jesus conversou com os mensageiros celestiais e foi proclamado Filho de Deus pela voz saída da radiante glória, viram Jesus descer para enfrentar aquele espetáculo tão desolador e repulsivo. Um jovem perturbado, com a fisionomia contorcida, rangendo os dentes e em espasmos de agonia que nenhum poder humano podia aliviar. Viram esse poderoso Redentor, que poucas horas antes havia sido glorificado perante os maravilhados discípulos, descendo para erguer a vítima de Satanás do chão em que se contorcia e, em saúde mental e física, devolvendo-a a seu pai e a seu lar.
Essa era uma lição prática da redenção, o Divino descendo da glória do Pai para salvar o perdido. Representava também a missão dos discípulos. Os servos de Cristo devem passar a vida não somente em cima da montanha com Jesus, em momentos especiais de iluminação espiritual. Há para eles um trabalho a fazer na planície. Pessoas a quem Satanás tem escravizado estão à espera da palavra de fé e oração que os libertará (O Desejado de Todas as Nações, p. 342, 343 [429]).
PARA REFLETIR: O quanto você está disposto a se “humilhar” a fim de salvar os perdidos ao seu redor?