O texto bíblico de hoje era o favorito da minha mãe, pois ela ansiava pelo dia em que essa promessa seria cumprida. Minha mãe desenvolveu artrite reumatoide quando ainda era jovem e por quase 55 anos viveu com os resultados debilitantes da doença. Devido às suas limitações físicas, o telefone se tornou o seu amigo. Certa vez, ela falou com alguém desconhecido por 15 minutos antes que ambos percebessem que era um número errado! Muitas pessoas ligavam para minha mãe e acabavam sendo motivadas enquanto ela ouvia e demonstrava interesse pela vida daquelas pessoas. Minha mãe era carinhosamente conhecida como “Mama J” por muitos adolescentes que passaram a fazer parte da sua vida. Depois da sua morte, meu pai afirmou que foi beneficiado pela amizade de todos os amigos que ela adquiriu ao longo dos anos.
Além de ser mulher e mãe maravilhosa, ela também era a minha melhor amiga. Uma das coisas que tínhamos em comum era a alegria de planejar eventos especiais como aniversários, bodas, feriados especiais — tanto para a nossa família como para outras também. Sempre gostávamos de celebrar essas ocasiões especiais juntas. Por essa razão, então foi muito triste quando minha mãe faleceu no nosso aniversário de casamento. Além de perder minha mãe, daquele momento em diante, as memórias felizes do nosso casamento também seriam uma lembrança da sua morte.
Sempre fico triste quando alguém morre perto de um feriado especial ou de um aniversário, pois a felicidade relacionada ao evento permanece ligada à lembrança daquela perda. Mas foi também no seu funeral que descobrimos que nos tornaríamos avós pela primeira vez. A chegada prevista do bebê era no dia do aniversário de casamento dos meus pais. Agora, da tristeza veio a alegria como um arco-íris depois de uma tempestade. Para alguém que gosta de manter o registro dos eventos, é um grande conforto sempre me lembrar da data da morte da minha mãe como a promessa de uma nova vida. Aquele bebê realmente chegou no dia do aniversário de casamento dos meus pais.
Assim, agora celebro nosso aniversário de casamento não somente pelo amor que compartilhamos, mas como um lembrete de que, um dia, nossa tristeza se transformará em alegria quando cada um de nós puder correr e não se cansar, caminhar e não se fatigar.
Linda Kay Rogers