Todos nós estamos inseridos no grande conflito entre o bem e o mal. Acredite você ou não, fazemos parte dessa guerra de proporções universais. O palco da luta é a mente de cada ser humano. Sempre haverá a concorrência de duas propostas: a de Deus e a do inimigo. Nesse embate, podemos contar com a ajuda divina. Seu Espírito atua para nos orientar a fim de que nos posicionemos no lado certo do embate. Como lemos em Isaías 30:21: “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o.’”
Por meio de Seus agentes, Deus busca, de todas as formas, nos influenciar e nos convencer a tomar a decisão certa. No outro lado, Satanás ataca ferozmente com o objetivo de afastar as pessoas de Deus e levá-las à condenação eterna. A raça humana se encontra em uma condição de rebeldia. Conforme afirmou o apóstolo Paulo, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). No plano divino de resgate da humanidade, os que aceitarem o sacrifício de Jesus e se posicionarem ao Seu lado serão reconciliados com o Céu.
Dia e noite o conflito persiste, sem trégua. Deus respeita o nosso livre-arbítrio. O inimigo, por sua vez, joga sujo. Invade sem pedir permissão. A única salvaguarda para vencermos o mal é nos abrigarmos em Cristo. Por conta da natureza pecaminosa que herdamos, nossa tendência natural é fazer o mal. Só poderemos resistir se enchermos o coração com a influência do bem. Ao mesmo tempo, precisamos ficar atentos às estratégias mentirosas do inimigo. Sua habilidade máxima é o engano, e, para piorar, o nosso coração é enganoso.
Desconfie das propostas que agradam você. Pode ser que elas estejam de acordo com a sua natureza pecaminosa. A proposta divina é sempre a melhor. A voz de Deus é suave e forte. Ele confronta nossos desejos errados. Nem sempre gostamos disso. Muitos optam por não dar atenção ao que essa voz pronuncia. Preferem a mentira sedutora do mal. Não faça isso. Ao lutar as batalhas deste dia, não se esqueça, em nenhum momento, do grande conflito cósmico em que você está envolvido. Ouvindo a voz de Deus, você será vitorioso!