Sábado
23 de março
O besouro saltador
Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 2 Timóteo 3:3 (NTLH)

Alguns besouros não conseguem se desvirar quando estão de pernas para cima. Podem até morrer de fome nessa posição. Mas o besouro saltador tem um dispositivo que o faz se desvirar quando quer. Ele dá um salto e cai em pé. Entre o tórax e o abdômen, o saltador tem uma junta flexível. De um lado da junta, há um apêndice semelhante a um dedo, que se encaixa em uma abertura do abdômen. Quando quer se desvirar, ele faz um show de contorcionismo, tira o apêndice do encaixe e dobra o corpo para trás. Com o corpo encurvado ao máximo, ele volta a introduzir o apêndice no encaixe. Essa ação o impulsiona para cima, e ele se desvira. Dá até para ouvir um “clique” na hora.

Virar e desvirar exige flexionar o corpo várias vezes. A “dobradiça” do besouro saltador é própria para isso. As dobradiças de metal que colocamos nas portas também. Mas, quando elas são feitas de borracha, corre-se o risco de afrouxamento. Ou seja, de tanto abrir e fechar, perdem a tensão normal e deixam de funcionar. Dizemos que relaxou. É isso o que acontece quando nos viciamos em alguma coisa. O vício é compulsivo. A pessoa pensa no seu objeto de desejo dia e noite e perde o controle. Ela não é livre para fazer ou deixar de fazer alguma coisa.

O cigarro é um dos objetos de vício mais comuns. Apesar de combatido em alguns países, ele ainda tem muitos adeptos, pessoas que só ficaram conhecendo os males do fumo depois que se viciaram. A maioria continua fumando porque não consegue vencer o hábito. Uma propaganda de cigarro dizia que fumar é um raro prazer, mas a fumaça do cigarro esconde 4.702 venenos. A nicotina é o mais popular e provoca mais dependência física do que a cocaína. O monóxido de carbono destrói o coração, e o alcatrão, que se forma enquanto o fumo queima, é um dos responsáveis pelo câncer de pulmão.

A vitória sobre qualquer tipo de vício só é possível quando a pessoa se convence de quanto esse comportamento prejudica sua vida. O próximo passo é querer mudar, e o terceiro e mais importante de todos é pedir a ajuda de Deus.

Para não passar por nada disso, o melhor é não se viciar em nada. O besouro saltador dá um estalo, pula e se desvira quando quer. Com nossa vontade, não é tão fácil assim. Fique livre para decidir e para viver.