Como alguém pode ser vitorioso? A vitória ocorre quando alcançamos as metas que estabelecemos e concluímos o que começamos. É desafiador executarou cumprir uma tarefa com sucesso, porque não temos o controle absoluto das situações da vida, mas a vitória está a nosso alcance. O que precisamos saber é que ela é o fruto, não a semente.
Ninguém é vitorioso por apenas ter começado. Um grande vitorioso se faz por meio das pequenas vitórias que criam condições para conquistas maiores. Naturalmente tendemos à acomodação, mas quem deseja vencer deve encarar os momentos de dificuldade, dor e desânimo com persistência e otimismo. Não importam o cansaço, a rejeição nem a solidão. É preciso concluir a jornada.
No âmbito espiritual, também devemos desenvolver atitudes proativas. Paulo destacou a importância da determinação: “Corram de tal modo que alcancem o prêmio” (1Co 9:24). Além disso, é preciso ter foco, persistência e disciplina: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo” (v. 26, 27). O grande diferencial é apontado no verso 25: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.”
Você quer ser um vitorioso da fé? Seja determinado, persistente, disciplinado e não tire os olhos da coroa que dura para sempre. Existem dificuldades e contratempos, mas não se deixe abater. Lembre-se de que, nessa guerra, você não está sozinho: “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória” (Pv 21:31). Creia nisso!