Segunda-feira
31 de janeiro
O caminho de volta
Não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito. 1 Coríntios 2:13

Desde que migrou para a Europa, John enfrentou muitos desafios longe de sua família e de seus amigos. Nos mais de dez anos que passou lá, aprendeu três novos idiomas, graduou-se na universidade, profissionalizou-se, mas… perdeu a fé. Vivendo num país secularizado e agnóstico, começou a duvidar de Deus e da Sua Palavra. A igreja não soube lidar com ele. Depois que a abandonou, ninguém lhe telefonou, o visitou nem o convidou a voltar.

Quando eu (Júlio) o encontrei, nós nos tornamos amigos e passamos tempo juntos. Eu estava diante de uma mente questionadora em busca de respostas. Resisti à tentação de dar explicações racionais e imediatas a suas inquietações. Eu só queria que ele soubesse que Deus o amava incondicionalmente. Eu conhecia as objeções do meu amigo e estava confiante de que o Espírito Santo não só poderia convencê-lo, mas também convertê-lo a Cristo novamente. Algumas vezes orei a Deus e Lhe pedi que tornasse a enternecer o coração de John.

Pouco tempo depois, um grupo de missionários do Unasp foi à cidade dele para uma campanha evangelística. John se ofereceu como guia de turismo e intérprete voluntário. Também participou da série de conferências. Naquela mesma semana, recebeu pelo correio uma Lição da Escola Sabatina enviada do Brasil por um amigo. Deus lhe falou ao coração. Entre lágrimas, decidiu voltar aos caminhos do Senhor.

Assim como ele, existem muitos por aí com “bons motivos” para deixar a igreja. São pessoas observadoras que notam quão superficiais alguns cristãos são e quão falíveis, alguns líderes. Parecem buscar perfeição, coerência e respostas convincentes, mas a única coisa de que realmente precisam é amor genuíno e um pouco de compreensão. Quando encontram isso, a vida delas começa a mudar. Deus e Sua Palavra fazem tudo o mais acontecer.

Hoje, se você desejar, pode pedir a Deus que o faça sensível e maduro para ajudar pessoas como John. Se quiser, também pode pedir ao Senhor que o capacite a perdoar aqueles que, na igreja, o decepcionaram e falharam com você. Deus pode desbloquear sua vida, renovar suas forças (Is 40:31) e fazê-lo cavalgar “nos altos da terra” (Is 58:14). Como no caso de John, sua história pode ter um final feliz.