Eu estava passando as férias na Costa Amalfitana, na Itália, e era o dia de fazer o “tour” de Pompeia. Depois de mais uma hora viajando de metrô, chegamos ao portão de Pompeia para descobrir que os funcionários estavam em greve até às 11h30.
Decidimos usar as duas horas e meia que tínhamos para escalar o Monte Vesúvio e podermos olhar dentro da cratera causada pela erupção de 79 d.C. e, depois de pegarmos dois ônibus diferentes, chegamos à entrada do parque nacional para iniciar a escalada. O caminho estreito incluía muitas estradinhas ríspidas e tortuosas para acomodar a inclinação acentuada até a cratera. Pequenas rochas, terra e pó penetravam em meus calçados abertos ao caminhar, tornando a subida um tanto quanto difícil para mim, mas eu estava determinada a chegar ao topo. Eu não desisto das coisas. Eu queria conquistar aquela montanha ou morrer tentando!
O texto bíblico de hoje fala sobre a facilidade de passar por um portão largo com seu caminho amplo e nivelado. Contudo, por mais largo que seja o portão e mais nivelado o caminho, não quero acabar em destruição. Naquele dia, eu havia escolhido o caminho difícil com uma subida inclinada e estreita e uma possível queda se eu tropeçasse. Perseverei, mesmo que lentamente. Mas, mesmo tentando arduamente, não consegui chegar à beira da cratera do Vesúvio. O pensamento que me atormenta é que eu não estava preparada para completar a jornada. A despeito do fato de que ando de bicicleta diariamente, fiquei tão cansada que acabei desistindo.
Lembro-me de uma história que Ellen G. White contou. Enquanto orava, ela viu um grupo de crentes viajando rumo à cidade de Deus. Enquanto eles mantivessem o olhar em Jesus, estariam seguros. Se eles tirassem os olhos de Jesus, tropeça- riam e cairiam no abismo abaixo (ver Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 13-17).
Felizmente, não tropecei nem caí, mas isso foi um lembrete vívido para permanecer no caminho estreito, mesmo que alguns dias não sejam agradáveis. Jesus está sempre pronto a me carregar quando a vida fica difícil demais. O texto de hoje diz que somente alguns encontram a porta estreita e estão dispostos a passar por todo o trajeto. Prometo me tornar um deles da próxima vez.
Nancy Van Pelt