Segunda-feira
19 de junho
O CANTO DAS SEREIAS
Como poderia eu […] cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? Gênesis 39:9

Na famosa Odisseia, o poeta grego Homero narra o retorno de Ulisses e seus companheiros para casa após a Guerra de Troia. Nessa jornada épica que durou 17 anos, Ulisses passou por diversas aventuras como, por exemplo, enfrentar o desafio da Ilha das Sereias. Ulisses sabia que as sereias tinham um poder irresistível de sedução que certamente atrairia seus marinheiros para a encosta rochosa da ilha, o que resultaria em naufrágio. 

A saída encontrada por Ulisses, então, foi colocar cera nos ouvidos dos marujos a fim de que não ouvissem o canto das sereias. Ulisses, porém, não vedou a própria audição, mas pediu que o amarrassem ao mastro da embarcação até a conclusão da viagem. 

O poema conta que, enquanto passava próximo à ilha, Ulisses gritava desesperadamente para ser desamarrado, mas seus homens não o ouviam, como também não ouviam o canto das sereias. Foi assim que Ulisses e sua tripulação conseguiram escapar em segurança. 

Em nossa viagem rumo à Canaã celestial, também enfrentamos provas e tentações. Satanás utiliza fotos, vídeos, literatura, músicas e outras coisas com conteúdo imoral para atrair pessoas aos rochedos do pecado. As “sereias” da impureza são belas e atraentes. Porém, o destino dessa “aventura” sempre terminará em naufrágio. 

Há alguns anos, a pornografia estava restrita às livrarias, bancas de jornais e locadoras de vídeo. Hoje, a “Ilha das Sereias” acompanha os viajantes por todos os lugares, a qualquer hora, basta ter um smartphone nas mãos. Com apenas um clique, os Ulisses modernos (homens ou mulheres) têm acesso a milhões de píxeis criados na oficina de Satanás, capazes de destruir a família e o caráter. 

É preciso fugir da tentação sexual (1Co 6:18), assim como fez José diante da esposa de Potifar. Não dê ouvidos ao canto das sereias! Prefira se amarrar ao mastro da pureza a sucumbir diante dos apelos do diabo. Você tem um Céu a ganhar e um inferno a evitar. 

Talvez você esteja perdido nas águas sombrias da imoralidade e tenha se chocado com as rochas do pecado. Hoje Jesus quer lhe dar uma nova chance. Ele é seu Salva-vidas. Aguente firme, estamos voltando para o lar!