Meu celular vibrou, quebrando minha concentração. Um pouco distraída, atendi.
– Melissa foi a uma excursão escolar nesta manhã e agora está no departamento de emergência – disse a voz. – Venha rápido!
No departamento de emergência, quase não reconheci Melissa. Em cada centímetro quadrado de pele que não estava coberta por roupas agora brotavam arranhaduras desagradáveis, inchadas, inflamadas e vergões vermelhos. Ela se emaranhou com urtigas (Urtica dioica). Enquanto a enfermeira espalhava o creme para a coceira na pele de Melissa, soubemos da história.
– Havia essa borboleta grande e linda – começou Melissa – com asas como vitrais. – Ela parou para engolir um comprimido anti-histamínico. – Corri atrás dela no campo. Eu não sabia que as plantas altas tinham pelos urticantes.
Quando expressei surpresa por ninguém ter pensado em avisar os estudantes com antecedência, Melissa ergueu os olhos, e sua animada narrativa foi perdendo ânimo.
– Na verdade, eles avisaram. Bem, eles tentaram.
Ela procurou em sua mochila um papel que tinha a imagem de urtigas e instruções para evitá-las durante a caminhada.
– Não li – disse Melissa, com honestidade. – Estava muito ocupada conversando com meus amigos. E não soube das urtigas. Eu deveria ter lido…
Ela explodiu em lágrimas, que escorriam sobre o creme anticoceira e os vergões inchados e vermelhos.
– Lembro-me de um velho ditado – eu disse, balançando a cabeça. – O que você não conhece, você não sabe que pode se tornar um inimigo letal.
– Como você conhece o que você não sabe? – perguntou Melissa, intrigada.
– Estudando, aprendendo e transformando o que você aprendeu em conhecimento – respondi – e aplicando o conhecimento de modo prático. Felizmente, você não será destruída desta vez por falta de conhecimento! (Os 4:6). Pelo menos, não permanentemente. Mas muitas pessoas já foram.
Melissa olhou para os braços e as mãos, cobertos por loção de calamina.
– Na próxima vez, vou separar tempo para estudar e aprender, transformar em conhecimento e aplicar!
E você? Está perecendo em algum aspecto da vida por falta de conhecimento? Você pode fazer algo a respeito, se quiser. A escolha é sua.
Arlene R. Taylor