Quinta-feira
03 de abril
O cego Bartimeu
Jesus parou e disse: – Chamem o cego. Marcos 10:49

Hoje de manhã, fui abençoada com a leitura da história do cego Bartimeu (Mc 10:46-52) durante meu culto pessoal. Na história, Jesus está indo para Jerusalém no que seria a sua última viagem. Portanto, Ele sabe que a traição e a morte O esperam lá, pois tinha acabado de falar sobre isso aos Seus discípulos (v. 32-34). Ele está focado em Sua difícil missão quando ouve um grito de misericórdia. O grito fi ca mais alto; então, Jesus para e diz: “Chamem-no.” Bartimeu imediatamente tira a capa, levanta-se e vai até Jesus. Quando Jesus pergunta o que ele quer, Bartimeu responde: “Quero ver.” Então, Jesus diz: “Vá” e lhe assegura que sua fé o curou. Imediatamente, Bartimeu recebe sua visão, mas não vai embora. Ele segue Jesus e O louva.

Não importa o que Jesus esteja fazendo, Ele sempre ouve nossos clamores por misericórdia e se detém para nos responder. Ele clama: “Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei. […] Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).

Essa história tem significado para mim. Assim como Bartimeu, precisamos nos livrar das coisas que nos impedem de ir a Jesus. Pode ser a “capa” do pecado que nos atrapalha. Pode ser a “capa” da justiça própria e a impressão de proteção e conforto que ela nos traz. O autor de Hebreus coloca isso da seguinte forma: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12:1).

Quando Bartimeu diz claramente para Jesus qual é a sua necessidade, Jesus proclama que a fé dele o curou. Não sei quanto a você, mas às vezes sinto que não tenho fé suficiente. No entanto, sabemos por Romanos 12:3 que Deus dá a cada uma de nós uma medida de fé. Ele nos dá a quantidade de fé necessária para que a cura, que somente Ele pode dar, aconteça.

E, agora que Ele nos devolveu a visão, olhemos “firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, sem Se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem Naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem (Hb 12:2, 3).

Que possamos segui-Lo com alegria e gratidão!

Myrna L. Hanna