Quarta-feira
18 de setembro
O cuidado de Deus
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4:6

Em 2002, com minha família, passei por uma situação que nos causou estresse e ansiedade. Na época, eu era diretor de jovens da União Nordeste Brasileira e deveria participar do Congresso Sul-Americano de Jovens, no Chile. Com pouca experiência em viagens internacionais, chegamos para o embarque sem ter um passaporte para meu filho, que era um bebê. Não nos autorizaram embarcar com a criança. Eu tinha que ir ao Chile, mas estava triste por não poder levar minha família. Tentamos todas as possibilidades, mas não deu certo. Minha esposa, Adriene, e nosso filho, Matheus, ficaram com meus sogros no Rio de Janeiro para tentar fazer os documentos e embarcar no dia seguinte.

Contudo, o que era ruim ficou ainda pior. O juizado de menores estava em greve. Se isso não fosse suficiente, eu não havia deixado uma autorização escrita para que Adriene fizesse os documentos do bebê sozinha.

Mesmo assim, ela decidiu tentar. Depois de muita oração e insistência, foi atendida pela pessoa responsável. A funcionária resistiu em preparar o documento sem a autorização do pai, mas, no fim, acabou aceitando o avô como responsável.

Faltava ainda o passaporte. Tensa com a situação, Adriene, na companhia de meus sogros, foi à Polícia Federal orando e pedindo outro milagre. Foi quando dois senhores lhe deram uma atenção especial. Um deles preencheu pessoalmente todos os formulários, e minha esposa apenas assinou. Em poucos minutos, ela recebeu o passaporte pronto. Mais tarde, ela descobriu que havia sido atendida pelo delegado-chefe da Polícia Federal. No fim do dia, depois de muitos milagres, embarcaram para o Chile.

Aquela parecia uma situação impossível, mas Deus cuidou de tudo. Experimentamos o que Ellen White disse: “Em qualquer emergência devemos sentir que a batalha é [do Senhor]” (Profetas e Reis, p. 202).

Se quiser sentir a paz de Deus em meio aos desafios da vida, faça tudo o que estiver a seu alcance, mas não deixe de colocar cada necessidade nas mãos do Senhor com oração, súplica e ação de graças. Ele sempre fará o melhor.