Segunda-feira
02 de janeiro
O DESAFIO DO SEGUNDO
Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra. Eclesiastes 9:11

Fim de festa. Ressaca. O que mais o segundo dia do ano pode nos reservar? Olhe bem: acabou o feriado, os últimos fogos de artifício estouraram ontem, os presentes perderam a graça e já não há tantos abraços afetuosos. Só ficou a dívida com o cartão de crédito e a comida requentada. Onde estão as promessas, o requinte e a euforia? Talvez tenham ido embora na primeira oportunidade. Temos agora muitos segundos pela frente! Enquanto o primeiro dia do ano é emoção, o segundo é razão. 

Muita gente não gosta da palavra “segundo”, pois parece significar algo inferior, de segunda categoria. Raramente queremos o segundo lugar, ganhar a medalha de prata ou a posição de vice. Andar a segunda milha? Virou quase uma penitência. Segunda-feira? Nem pensar! Esse virou o dia internacional das segundas intenções. E o dia 2 de janeiro? Ninguém planeja uma reviravolta de vida nessa data. Aliás, hoje a realidade se coloca diante de nós assim como ela é, sem filtro nem máscara. 

Mas espere aí! É preciso lembrar que quem faz o seu dia é você! O que define a sua felicidade e o seu destino são as decisões que você toma ao longo da sua jornada. Então, viva cada segundo com sabedoria. Continue firme nos planos tomados para 2023. Você é responsável pelo seu futuro! E lembre-se de que são as escolhas, e não as condições, que determinam o seu destino. 

Vamos falar a verdade. Nem sempre o “segundo” é tão ruim assim. Às vezes, medalhas de prata têm sabor de vitória; comida requentada fica ainda mais saborosa, e a segunda-feira pode ser o dia mais empolgante da semana. Tudo depende da maneira como você encara as coisas. 

Talvez você fique frustrado por ser sempre um “coadjuvante”, um segundo no pódio da vida. Não é o mais inteligente da turma, o mais interessante da rua e nunca fez parte do time titular da escola. Calma! Ainda estamos no segundo dia do ano. Você precisa entender que nem sempre os velozes vencem a corrida e nem sempre os fortes vencem as batalhas. Se você colocar Deus em primeiro lugar, tudo vai se acertar. 

Saiba que o segundo dia de janeiro também é importante e que, se aproveitar cada segundo de 2023, você terá um ano inesquecível.