A certeza de que, no horizonte da história deste mundo, está o estabelecimento do reino de Deus encheu o coração de Daniel de esperança, mas algo ainda o inquietava. A visão dos quatro animais tinha um elemento que não havia aparecido na visão de Nabucodonosor. O profeta viu emergir um chifre pequeno da última fera, o qual falaria contra o Altíssimo, oprimiria Seus santos e tentaria mudar os tempos e a lei (Dn 7:25). A fim de esclarecer esse ponto ao profeta, Deus lhe concedeu uma nova visão.
Nessa visão, ele viu um carneiro e um bode, que não são feras selvagens. Nessa visão, pela primeira vez, Deus nomeou os impérios que sucederiam Babilônia. O carneiro representa o Império Medo-Persa (Dn 8:20), e o bode, o Império Grego (Dn 8:21).
A visão trouxe ao profeta lembranças de sua juventude, quando ele ainda estava em Jerusalém. Ele se recordou do templo de Deus e de que aqueles dois animais só apareciam juntos no santuário na principal festa anual, o Dia da Expiação.
O Dia da Expiação era o dia nacional do perdão, no qual o pecado era removido do meio do povo mediante a purificação do santuário. Nesse dia, comemorava-se o início de um novo ciclo de vida, que simbolizava uma nova criação. Com base nesses elementos, o profeta soube que se tratava de algo relacionado ao fim dos tempos.
A visão apontava para o tempo do fim, para 2.300 tardes e manhãs depois dos dias de Daniel. Vale ressaltar que, nas profecias bíblicas, cada tarde e manhã, isto é, cada dia profético, equivale a um ano literal (Nm 14:34; Ez 4:5-7). Entretanto, o profeta não compreendeu plenamente essa parte da profecia, pois seu significado permaneceria selado até os nossos dias, mais precisamente até a primeira metade do século 19.
Hoje sabemos que, desde o dia 22 de outubro de 1844, Cristo está realizando a purificação do santuário celestial, o Dia da Expiação Cósmica, e ainda está intercedendo por nós no segundo compartimento do santuário. Enquanto Jesus estiver lá, o perdão será oferecido a todos. Por isso, arrependa-se hoje de seus pecados e entregue sua vida a Deus, para que você possa desfrutar da companhia de Cristo na Terra renovada.