Segunda-feira
10 de abril
O DONO DO MUNDO
“Tanto a prata quanto o ouro Me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:8

Desde 1917, a revista americana Forbes publica quinzenalmente uma lista com o nome das pessoas mais ricas do planeta. Só para você ter uma ideia, os primeiros 500 bilionários possuem juntos o patrimônio de 5,9 trilhões de dólares. Se somarmos a riqueza de apenas oito desses bilionários, chegaremos ao valor equivalente ao que detêm 50% da população mundial. 

O intrigante é que, em nenhuma edição do periódico, encontramos o nome do Dono do mundo, o que é uma grande desfeita. Afinal, cada centavo que circula nos sistemas financeiros pertence a Ele. Sabe de quem estou falando? A Bíblia responde: “Do Senhor é a Terra e tudo o que nela existe” (Sl 24:1). 

Todas as coisas pertencem a Deus. O apóstolo Paulo disse: “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28). Desde o ar que respiramos até a casa onde moramos pertencem a Ele. Em Sua misericórdia, Deus nos permite administrar os Seus recursos. 

Infelizmente algumas pessoas insistem em pensar que são donas dos seus “impérios de areia”. Porém, a Bíblia adverte: “Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza.’ Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é Ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza” (Dt 8:17, 18). Ele instituiu o sistema de dízimos e ofertas para nos lembrar de que é o dono de tudo e para nos libertar das “algemas de ouro e prata”. 

Na época do profeta Ageu, o povo de Israel tinha acabado de retornar do exílio babilônico e estava preocupado apenas com o próprio bem-estar. Enquanto as suas casas estavam belas e ornamentadas, o templo permanecia em ruínas. Ageu, então, levantou-se para chamar a atenção do povo. E funcionou! Todos deram ouvidos à mensagem do profeta e começaram a priorizar o reino de Deus, devolvendo os dízimos e as ofertas. O resultado foi a reconstrução do templo. 

Como seria bom se tivéssemos o mesmo espírito dos contemporâneos de Ageu. Certamente muita coisa seria reconstruída, de forma especial o templo do coração. Por que você não toma hoje a decisão de ser um mordomo fiel? Se isso acontecer, você fará parte da lista de “bilionários” do Céu.