Quinta-feira
14 de novembro
O dragão-de-komodo
Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 (ARA)

Ele parece um personagem dos contos da mitologia grega, ou uma figura criada em laboratório digital de cinema. O dragão-de-komodo é o parente mais próximo dos dinossauros. Vive nas ilhas do arquipélago que forma a Indonésia, onde existem cerca de três mil. Esse lagartão, de três metros e meio de comprimento, pesa cerca de 135 quilos. Tem dentes serrilhados e a mandíbula é parecida com a do feroz tiranossauro. A língua de 33 centímetros é bifurcada como a das serpentes.

Mesmo sem soltar fogo pelas narinas é tão carnívoro e cruel como os dragões das fábulas. Diz-se que sua violência só é comparável à dos tubarões brancos, que matam sem ter fome. Além da força, a saliva é tão venenosa que uma pequena mordida pode matar em algumas horas. Peixes, pássaros, cachorros, cavalos e até pessoas são vítimas do lagartão. Qualquer coisa que apareça em sua frente vira comida. Na hora da fome, nem os filhotes escapam. Um raro espectador disse que o bicho come babando, com muita pressa e afobação. Em minutos ele devora um bode, inclusive ossos, dentes e chifres.

O apóstolo João também viu um dragão. Na Bíblia ele é identificado com Lúcifer, o acusador e perseguidor da Igreja. O Apocalipse fala das características do povo de Deus que incomodam o dragão: a guarda dos mandamentos e o testemunho de Jesus.

O “testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia” (Apocalipse 19:10). Você ainda ouvirá muitas vezes a expressão Espírito de Profecia em sua igreja. Ela se refere ao dom profético, à capacidade concedida por Deus de receber visões e mensagens especiais. Deus chamou pessoas e, por meio delas, transmitiu mensagens apropriadas para a época em que viviam. Foi assim com Noé no tempo do Dilúvio, com João Batista, que preparou o caminho para o nascimento de Jesus, e com João, o profeta do Apocalipse, que animou os crentes de seu tempo com a mensagem do segundo advento de Cristo.

Deus chamou Ellen White para transmitir uma mensagem especial. Ela escreveu milhares de páginas, e uma de suas mais lindas mensagens pode ser encontrada no livro Caminho a Cristo. Quanto ao dragão, Cristo já o venceu. Deus mostrou a João essa vitória: “O diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 20:10).