Domingo
13 de junho
O escândalo da graça
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Tito 2:11

Você estaria disposto a morrer por alguma causa, pessoa ou crença? A história do povo de Deus indica que muitos tiveram essa disposição. Entre eles está o apóstolo Paulo. Em Efésios 2:4 a 7, ele escreveu: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”

Nesses versos, Paulo apresenta o centro de sua vida, a ideia pela qual estava disposto a morrer: o evangelho da graça. Estávamos mortos em nossas transgressões, e agora temos o direito à vida. Estávamos condenados, mas a graça se nos apresentou na pessoa de Jesus. Ele veio nos salvar, demonstrar um amor inexplicável. Ao refletir sobre a vida de Cristo, encontramos essa graça extravagante, apaixonada por pecadores como nós.

Não precisamos fazer nada para merecer a vida eterna? O texto é muito claro. Quando pensamos em salvação, não existe nada que possamos fazer para ajudar o Senhor a pagar o preço. Qualquer coisa que queiramos fazer nesse sentido é o mesmo que tentar ressuscitar alguém. Jesus veio à Terra para nos mostrar que, por nós mesmos, não temos como nos salvar. Somente por Sua graça podemos obter a salvação.

Por isso, vivamos em estado de graça, andando nos caminhos da graça, com espírito gracioso. Se você tem fome da graça, anseia por ela, tire tempo para buscá-la, para estudar sobre ela, desejando-a, abrindo o coração para sentir sua manifestação, saboreando-a, experimentando momentos especiais com Deus. A palavra merecimento não combina com a dinâmica da salvação. Todos estávamos condenados à morte, mas agora há esperança. Esse é o escândalo da graça, capaz de atrair todo pecador.