No dia 26 de novembro de 2016, enquanto o sol estava se pondo sobre o rio Lwero, os anjos do Céu assistiram o pastor Lucas Olwayo dizer para a irmã Beatrice:
– Eu agora a batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. – No entanto, quando Beatrice submergiu e emergiu das águas, o inimigo não ficou feliz. Ela saiu da água puxando o ar, desesperada para respirar, mas logo afundou novamente.
Nossa alegria se transformou em choque quando vimos os diáconos e as diaconisas escoltando Beatrice para a margem do rio. A moça havia assistido a uma série de conferências do Ministério da Mulher naquele mês, sob uma enorme árvore próxima ao rio Lwero. Ela entregou a vida a Jesus e iniciaria essa nova caminhada por meio do batismo.
Um médico que tinha feito alguns tratamentos nos participantes durante a série de conferências estava presente. Quando viu o colapso de Beatrice, ele logo a colocou deitada no chão e levantou suas pernas para que a circulação sanguínea melhorasse, pois não havia quase nenhum sinal de vida.
Todos os que estavam presentes cantaram hinos e oraram por ela, pois Jesus havia dito: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Um grande conflito estava sendo travado naquele rio pela vida de Beatrice. Após algum tempo, seus batimentos cardíacos voltaram, e ela foi levada para a sombra enquanto todos louvavam a Deus e os batismos continuavam a acontecer.
Depois de fazer o apelo final, o pastor trocou seu roupão de batismo. Mas o apelo tocara o coração de um homem na multidão. Ele também havia assistido toda a série de conferências e concluído o estudo bíblico, porém não tinha respondido ao apelo porque era pastor de uma outra denominação. Mas, de repente, ele anunciou:
– Quero ser batizado!
Então o pastor e seus assistentes voltaram imediatamente para dentro do rio Lwero. Depois que a cerimônia terminou, Beatrice, viva e cheia de júbilo, correu para casa a fim de contar aos seus pais sobre o seu batismo.
Naquele dia, houve um grande conflito por duas almas ali no rio Lwero. Mas Cristo foi o vencedor!