Aquela seria mais uma corriqueira reunião de pais e mestres do quinto ano de um colégio no Rio de Janeiro. Seria. Porém, a escola resolveu inovar. Enquanto os filhos faziam uma prova surpresa em uma sala, na outra, os pais eram submetidos ao mesmo teste. Entre as melhores notas, um segredo: pais que estudavam com os filhos tiraram notas parecidas com as dos pequenos.
Foi bonito ver um menino dizer sobre a mãe: “Sentar com ela para estudar é legal. Ela brinca, a gente conversa, a gente para, a gente pensa…” Um pai explicou: “Às vezes, os pais esquecem que o filho precisa da presença, do contato, do afeto, do carinho, o choro, o abraço. E isso faz muita diferença, não só nas notas, mas na vida.” E uma mãe, emocionada, disse a respeito do filho: “Essa pessoinha aqui é o amor da minha vida, e eu faço qualquer coisa por ele, inclusive estudar história, geografia, ciências, matemática e português.”
O exemplo desses pais dedicados e amorosos reflete a postura do Pai celestial, que nos prepara todos os dias para as grandes provas da vida. Não estamos abandonados lutando para acertar as difíceis questões que nos envolvem.
Para nos revelar os mistérios incríveis da vida eterna, o Pai veio “estudar” conosco na pessoa de Jesus. Ele está sempre ao nosso lado nos motivando e ensinando. Por meio de seus 33 anos de vida em nosso planeta, Jesus nos deu o precioso exemplo de uma existência pura e cheia de amor verdadeiro. Se isso não fosse suficiente, Ele morreu para garantir nosso direito de viver.
Deus passou, com nota máxima, no teste ao qual nós somos submetidos todos os dias. O livro de Hebreus confirma isso: “Temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso, tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hebreus 4:15, 16).
Durante as provas da vida, podemos contar com um auxílio incrível. Jesus promete: “Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês” (Mateus 10:19, 20). Deus é uma Pai dedicado e cheio de amor. Conte com Ele hoje para ser aprovado no grande teste da salvação.