A história de Sansão é uma das mais fantásticas e, ao mesmo tempo, tristes da Bíblia. O jovem hebreu tinha tudo para ser um grande líder de Israel, reconhecido pela força na luta contra os filisteus. Porém, desperdiçou grandes oportunidades nos braços da luxúria e do prazer.
Nazireu desde o ventre, Sansão deveria manter distância de uvas, cadáveres, carnes imundas e não poderia cortar o cabelo. Se conservasse esse voto diante de Deus, seria agraciado com o dom da força. E não era uma força qualquer, como a de um halterofilista, por exemplo. Sansão se tornou um verdadeiro super-homem, capaz de carregar portas gigantescas, capturar centenas de raposas e ainda derrotar um exército inteiro – tudo pelo poder do Espírito Santo.
Na língua hebraica, a palavra Sansão significa “pequeno sol”. Um belo significado para o homem mais forte do mundo, não é? Porém, o cabeludo de Israel tinha um ponto fraco: seus olhos brilhavam ao ver as filisteias. Deus havia dito aos filhos de Israel que não se casassem com mulheres estrangeiras, pois poderiam ter seu coração pervertido. No entanto, o “pequeno sol” de Israel deu lugar à influência “infravermelha” do pecado.
A “criptonita” da sedução minou as forças do super-homem de Israel, tornando-o o mais débil dos mortais. Ellen White escreveu: “Aquele que é governado por seus sentimentos é um fraco. A verdadeira grandeza e nobreza de uma pessoa são medidas por sua capacidade de vencer os próprios sentimentos, e não pela capacidade desses sentimentos de vencê-la” (Mensagens aos Jovens, p. 319 [412]).
Após se deitar nos braços de Dalila, Sansão perdeu os cabelos, a força e o último fio de consagração. Ao quebrar o voto, o sol de Israel se apagou. Com os olhos vazados, agora só tinha uma chance: olhar para o Criador do Sol. Em sua última aparição, no dia da festa a Dagom, Sansão orou pedindo forças ao Senhor. Graciosamente, o Pai das luzes atendeu ao seu pedido e lhe concedeu forças mais uma vez. Naquele dia, Sansão matou mais inimigos do que em toda a sua vida e derrotou também seu maior adversário: ele mesmo.
Sansão poderia ter feito muito mais se tivesse sido fiel ao Senhor. E você? O que precisa dominar a fim de ser mais usado por Deus?