Qual era a prioridade de um rei de Israel antes de sair para uma batalha? Afiar as espadas? Arrumar as flechas? Nada disso. O pré-requisito indispensável era consultar os profetas, a fim de descobrir qual a melhor decisão a ser tomada. Foi exatamente isso que o rei Acabe fez antes de se unir a Josafá na guerra contra Ramote-Gileade.
Naquela ocasião, foram consultados cerca de 400 profetas. No entanto, não eram profetas fiéis; eram bajuladores de plantão, “papagaios de pirata”, acostumados a dizer apenas aquilo que o rei gostava de ouvir. Naquela ocasião, disseram a Acabe: “Vá, porque o Senhor […] entregará [Ramote-Gileade] nas mãos do rei” (1Rs 22:6, NAA). Parecia um bom conselho, não é mesmo? Porém, essas palavras não eram do Senhor e, consequentemente, levariam a um fim desastroso.
Você gosta de ficar perto de pessoas que falam a verdade ou gosta de ouvir só quem diz o que lhe agrada? Tome cuidado! Melhor é a verdade amarga do que a mentira doce. O agradável nem sempre é o mais saudável. Sorvete, por exemplo, é gostoso, mas não faz tão bem quanto jiló!
Cuidado para não ficar cercado de pessoas que bajulam você. Bajulação significa “falar uma coisa e sentir outra”. Experimente se relacionar com pessoas que discordam de você, que mostram os seus defeitos e querem o seu melhor.
Quando a conversa dos reis estava quase terminando, Acabe se lembrou de que havia em Israel um “ilustre desconhecido” que não sabia mentir. O nome dele era Micaías. O rei disse: “Eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito” (v. 8). Na presença do rei, Micaías declarou: “Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor” (v. 17). O profeta de Deus não cedeu ao “politicamente correto”, mas falou unicamente a verdade. Isso lhe custou uma bofetada no rosto e a reclusão no cárcere. Em franca desobediência, Acabe foi para a batalha e acabou morrendo com uma flecha que ultrapassou os encaixes da sua armadura.
Tome muito cuidado com aquilo que dizem para você. Aprenda hoje com Micaías: paute a sua vida unicamente pelo “assim diz o Senhor” e fale sempre a verdade com amor, custe o que custar.