A nossa felicidade não depende da forma como as pessoas reagem conosco. Não temos como controlar a reação das pessoas, apenas podemos controlar como vamos reagir diante da reação delas. Jovens de valor permitem que Deus controle seu interior. Somos sempre responsáveis pelo que acontece dentro de nós.
Um rapaz que acabara de perder o emprego veio falar comigo. Tinha sido demitido porque não podia se relacionar com os colegas de trabalho. Começou a se justificar dizendo que foi maltratado, rejeitado pelo pai, tratado assim e assado pelo padrasto. Quando parou de falar, eu só conseguia pensar em sua atitude negativa e em como ele próprio criara aquela situação desconfortável. Disse para ele: “Pare de culpar o passado, as pessoas, as circunstâncias. Chega uma etapa na vida em que você tem que ser responsável pelo que acontece em sua vida.”
Coisas ruins também acontecem com pessoas otimistas, mas algumas delas são tão positivas que até o que é negativo se torna positivo em seu ponto de vista. Pessoas pessimistas, por sua vez, veem tudo de modo sombrio e ruim; até as coisas positivas se tornam negativas para elas.
Se você quer ser um jovem de valor, tem que aprender a moldar sua vida com os pensamentos de Deus. Esteja onde estiver, pense como quiser, a responsabilidade é sua. Ninguém é responsável senão você!
Uma atitude cristã inclui pensamentos fundamentados na Bíblia e centralizados em Deus. As Escrituras estão cheias de histórias de jovens que encararam as circunstâncias ruins como desafios para crescer.
Todos nós temos limitações. Muitas vezes faltam-nos dinheiro, força física e preparo. Não permita que essas carências o neutralizem. Se você não pode pegar uma estrada, pegue outra. Não seja refém de si mesmo nem prisioneiro de seu passado. Uma atitude negativa nunca irá construir nada positivo. Como jovem cristão, você deve procurar desenvolver uma visão de si mesmo, dos outros e das circunstâncias a partir da perspectiva de Deus, alinhando seus pensamentos com a Sua Palavra.