Saber manter o foco e ter objetivos claros faz toda a diferença na vida. Muitos fracassam por não conseguirem isso. O bom coração e as boas intenções não ajudam quando miram na direção errada. E tudo isso é ainda mais verdadeiro no dia a dia como membro de igreja. Quem já não se sentiu “sem chão” ou “sem norte” diante de um irmão que fraquejou na fé? Quem já não desanimou ao ver como pensam e agem alguns dos que caminham ao nosso lado na jornada cristã? Quem já não se frustrou com as decisões ou o testemunho de um líder que não soube (ou nem mesmo tentou) imitar Jesus? Em situações assim, olhar para o lado e perder o foco pode ser fatal.
Certa vez, um jovem recém-batizado confessou que, para ele, era difícil dar um bom testemunho no lugar em que estudava, porque jovens de sua igreja eram conhecidos ali por serem desonestos, interesseiros, descuidados e mundanos. Uma garota da turma dele gastava o dinheiro do dízimo em aulas de sapateado, e ele não entendia por que ela agia assim, sendo filha de um líder importante na igreja. Com o tempo, tanto ela como ele levaram um tombo. Ao menos um deles, porém, não conseguiu se levantar e acabou abandonando a fé.
Um bom testemunho atrai pessoas ao Salvador e é uma bênção! O mau testemunho, porém, tem o efeito contrário! Quem dera isso pudesse ser evitado! E pode, em parte, se você aprender a olhar para Cristo, sem se desviar, nem para a direita, nem para a esquerda. Este foi o erro do povo de Israel: prestar atenção aos povos vizinhos e desejar ser como eles ou, em vez disso, odiá-los por não ser como deveriam. Perderam o foco, daí, como resultado, perderam a batalha contra o mal.
Portanto, se acontecer de você presenciar a queda ou o fracasso de alguém, tenha cuidado, não meneie a cabeça, não finja que não viu, não seja indiferente nem dê as costas, mas também não se deixe abater. Se for possível, ajude a pessoa a reacender a chama. Cuide, porém, para que nada disso apague a sua luz nem tire o brilho do seu olhar. Então, apegue-se ainda mais a Cristo! Ele é o único “irmão ao lado” infalível. É Nele que nossos olhos devem estar!