Um vulcão em erupção é um dos mais impressionantes espetáculos da natureza. (Para ser visto de longe, é claro.) Os vulcões surgem em função do movimento das placas tectônicas, que podem ter de 10 a 80 quilômetros de espessura. Calcula-se que existam mais de 550 vulcões ativos no mundo todo, sendo que o Círculo do Fogo do Pacífico concentra o maior número (cerca de 339).
O Monte Etna, situado a nordeste da Ilha da Sicília, tem 3.295 metros e é o maior vulcão ativo da Europa. Já o Kilauea, situado na Grande Ilha, no Havaí, é o maior do mundo. Ele já chegou a expelir uma média de sessenta milhões de metros cúbicos de lava por ano. Ao explodir, o vulcão lança ao ar milhares de toneladas de pedras, cinzas e rocha derretida (lava ou magma). Enxofre e ácido sulfúrico fazem parte de sua mistura química. Por ser mais leve do que as rochas à sua volta, a lava sobe e derrama pela boca da montanha, formando verdadeiros rios de fogo. O calor da lava pode chegar a mais de dois mil graus centígrados.
Heimaey era uma linda cidade com vista para o mar, na Islândia. Mas, em 1973, um vulcão começou a surgir em sua praça principal. A população inteira fugiu, deixando suas casas soterradas por toneladas de cinzas e entulhos vulcânicos.
O capítulo 20 do Apocalipse fala de um período de mil anos que começa com a segunda vinda de Jesus. Então os salvos vivos serão transformados e levados para o Céu com os mortos ressuscitados. Ao mesmo tempo, os ímpios morrem. Sem ter a quem tentar, Satanás fica preso e durante mil anos vagueia pela Terra destruída. Ao findar o milênio, a Nova Jerusalém desce do Céu com Jesus e os salvos. Ao mesmo tempo, Deus ressuscita os ímpios para o juízo final. O príncipe das trevas faz sua última investida contra Deus e tenta invadir a cidade santa. É então que um rio de fogo cai do céu em direção à Terra. Lúcifer e seus seguidores são lançados no lago de fogo.
Mesmo assim, Deus estará sendo misericordioso, pois Satanás e seus seguidores não desejariam viver com Ele. Não ficarão queimando para sempre, mas enquanto houver matéria para consumir. Esse fogo é eterno porque vem de Deus. Para os que aceitaram Jesus, o lago de fogo não faz diferença. Ele já provou a morte em seu lugar.