Ele estava triste, cabisbaixo, e lágrimas caíam de seu rosto, umedecendo a sua roupa. Com a voz embargada, aquele jovem disse apenas uma frase: “Pastor, meus pais me abandonaram.” Senti naquele instante que palavras humanas seriam incapazes de consolá-lo. Só me restou abraçá-lo e, depois de alguns segundos, citar Isaías 49:15, que diz: “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, Eu não Me esquecerei de você!” Percebi que as palavras de Deus afagaram seu coração e, de alguma forma, o ampararam.
A vida deixa marcas profundas em todos nós. Talvez você esteja sofrendo agora devido a um problema relacionado ao seu corpo. Talvez a sua luta seja carregar o remorso de ter sido abusado(a) na infância por alguém da própria família. Quem sabe carregue na alma as cicatrizes de um aborto, estupro ou abandono, que desfiguram a sua alegria de viver. Jesus conhece as suas dores e sabe o que você está passando. Ele também já sofreu e foi alvo de desprezo. A Bíblia O chama de “Homem de dores”, Alguém “que sabe o que é padecer” (Is 53:3, NAA).
Enquanto esteve suspenso na cruz, em meio à angústia e dor, Cristo abriu os braços para envolver todos aqueles que são marginalizados pelo pecado. Cada lágrima que vertemos é recolhida por Deus em Seu odre, aumentando os rios e a maré da Sua graça (Sl 56:8). O coração do Pai ainda se comove ao ver os Seus filhos sofrendo. Então, não se desespere! Confie no Senhor e deposite nas mãos Dele as suas angústias pessoais.
Ellen White reproduz de forma sublime as amoráveis palavras de Jesus: “Suportei suas dores, experimentei suas lutas, enfrentei suas tentações. Conheço suas lágrimas; Eu também chorei. As angústias que são profundas demais para desabafar com algum ouvido humano, Eu as conheço. Não pense que você está sozinho e esquecido. Ainda que a sua dor não encontre resposta em algum coração na Terra, olhe para Mim e viva” (O Desejado de Todas as Nações, p. 387 [483]).
Se hoje você sofre abandono, eu o convido a olhar para Jesus. Dele você receberá paz, alívio e o maior abraço do mundo.