Ellen White ensina que os “seguidores de Cristo foram redimidos para ser úteis ao próximo. Nosso Senhor ensina que o verdadeiro objetivo da vida é servir. Cristo mesmo foi obreiro, e dá a todos os Seus seguidores a lei do serviço — o serviço a Deus e ao próximo” (Parábolas de Jesus, p. 326).
A mãe de Tiago e João pediu a Jesus que seus dois filhos tivessem um assento preferencial no reino do Messias. Suas intenções eram boas, mas ela não havia entendido a natureza do governo de Deus. Jesus mesmo afirmou: “Vocês não sabem o que estão pedindo” (Mt 20:22).
Então, Jesus esclareceu a todos os discípulos o contraste marcante entre o reino dos homens e o de Deus. Para a natureza humana, o maior é aquele que fica no topo. Para Deus, a pirâmide é invertida. A grande lição que o Mestre nos passa aqui é o exemplo: Ele não veio para ser servido, mas para servir. “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:26-28). A verdadeira grandeza consiste em servir aos outros. E a atitude de servo é a atitude apropriada para todos os discípulos de Jesus.
A vida de Dwight Moody é cheia de inspiração. Ele foi um dos maiores pregadores da igreja cristã de todos os tempos. Usado por Deus de maneira extraordinária, ele era também um homem inteiramente submisso. Foi convidado para realizar uma série de conferências para pastores na Inglaterra numa época em que não havia calçamento adequado nas ruas de Londres. Em grandes concentrações como aquela, era costume encarregar alguém para limpar as botinas dos participantes no período da noite.
As pessoas deixaram seus calçados do lado de fora da porta, mas os organizadores do encontro se esqueceram de contratar alguém para essa função. Na manhã seguinte, as botas estavam limpas e lustradas, e todos se perguntavam quem havia feito o humilde serviço. Descobriram mais tarde que Moody passara a noite em claro, fazendo o trabalho de um servo.
Aquele que possui a atitude de servo não escolhe hora ou lugar para fazer o que precisa ser feito. Todos os grandes homens e mulheres de Deus deixaram suas marcas na história por causa de uma vida de serviço.