A Bíblia narra a história de Deus – Seu relacionamento com a humanidade e o ardente desejo de atrair todas as nações para o Seu amor. Isso não significa que Ele seja egoísta ou sofra de baixa autoestima. Pelo contrário, a paixão de Deus está centralizada em buscar aquele que está perdido (Lc 19:10). Ele é o maior missionário do Universo e deseja salvar todo aquele que crê em Jesus (Jo 3:16).
Quando lemos o Antigo Testamento, percebemos que a missão de Deus sempre foi universal, inclusiva e transcultural. O chamado de Deus a Abraão, por exemplo, envolvia abençoar todos os povos da Terra (Gn 12:1-3). Da mesma forma, ao escolher Israel, Deus não tirou os olhos das outras nações. Os israelitas eram uma minoria chamada para servir à maioria, isto é, às nações do mundo. Michael Goheen comenta que “o povo escolhido de Deus não existe para si mesmo. Antes, existe para a glória de Deus e Sua missão” (A Igreja Missional na Bíblia, p. 44).
No Novo Testamento, vemos a continuação dessa visão missionária através de Cristo e da Sua igreja. Jesus foi missionário por excelência. Seu propósito era avançar além das Suas fronteiras. Ele Se aproximou dos samaritanos, romanos, gregos, enfim, todos os povos que o Seu amor podia alcançar. Ele conversou com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, curou o leproso samaritano, expulsou o demônio da filha da mulher siro-fenícia e curou o servo do oficial romano. Com essas ações, Cristo demonstrou o Seu profundo interesse pela salvação dos gentios.
Jesus era Mestre em levar dignidade às pessoas. Ele adorava trabalhar com os excluídos, trazendo-os da periferia para o centro do Seu amor. Seu foco era restaurar os marginalizados, devolvendo-lhes a saúde física, emocional e espiritual. Cristo tocava as pessoas, misturava-Se com elas e supria as suas necessidades. Conhece algum missionário como Ele?
Se quisermos alcançar corações, precisamos usar o método de Cristo: valorizar as pessoas, ouvir os seus clamores e estar atentos àquilo de que necessitam, e então lhes apresentar o mais importante: o evangelho. Nossa missão consiste sempre em buscar os que estão perdidos e viabilizar o seu encontro com Jesus.