Domingo
24 de setembro
O MAIOR NARIZ DO MUNDO
O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Salmo 103:8

Segundo o Guinness Book, o maior nariz do mundo pertence ao turco Mehmet Ozyurek, de 72 anos. Desde 2001, ele sustenta a impressionante marca de 8,8 centímetros de comprimento e nem sonha em fazer uma rinoplastia! Ao ser questionado sobre esse “grande privilégio”, Ozyurek responde que ama seu nariz e se sente “imensamente abençoado por ter maior capacidade para perceber odores”. 

No pensamento judaico, várias partes do corpo humano estão relacionadas a algum tipo de emoção, inclusive o nariz. O coração, por exemplo, é considerado o quartel-general do amor. A mente, por sua vez, está relacionada à razão. Já o intestino tem a ver com os anseios humanos. E o nariz? 

Na língua hebraica, “nariz” também pode ser traduzido como “ira” (’aph). Isso é interessante, pois, à medida que uma pessoa se irrita, seu nariz vai ficando vermelho. Existe até uma expressão idiomática em hebraico que diz: “O nariz dele estava quente”, ou seja, ele estava irado. Assim, o comprimento do nariz de um indivíduo ilustrava a sua capacidade de controlar a raiva. 

Você certamente já viu alguém muito nervoso. A impressão que dá é que o nariz da pessoa vira uma chaminé cheia de fumaça, como nos desenhos animados. Você já ficou bufando de raiva? O melhor conselho nessas horas é respirar fundo. Dessa maneira, o “nariz” voltará ao seu estado normal. 

Quando a Bíblia descreve Deus, ela o faz em termos antropomórficos e antropopáticos, ou seja, usando formas e emoções humanas. O Criador é apresentado como tendo cabeça, braços, pés, coração e também nariz. De igual modo, Ele tem emoções semelhantes às nossas. Ao Se revelar a Moisés, o Senhor declarou ser “compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade” (Êx 34:6). É como se Deus estivesse dizendo: “Moisés, Eu tenho ‘nariz longo’. Não fico irado com facilidade. Sou paciente com vocês.” 

Essa expressão de misericórdia evoca a aliança divina e nos faz lembrar que o Senhor é longânimo para conosco, pois Ele nos ama. Isso não significa, porém, que possamos brincar com a paciência de Deus, pois, apesar de ser enorme, ela tem limite!