Domingo
08 de outubro
O MAIOR SONHO DE DEUS
E farão um santuário para Mim, e Eu habitarei no meio deles. Êxodo 25:8

Do Gênesis ao Apocalipse, encontramos lindas declarações de que Deus deseja habitar conosco. Ele é um Pai de amor que anseia estar perto das Suas criaturas. A doutrina bíblica do santuário, com toda a sua riqueza de detalhes, revela esse grande sonho do Eterno. 

O jardim do Éden foi o primeiro santuário criado por Deus na Terra. Ele estava voltado para o leste, assim como o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão. A árvore da vida ficava “no meio” (betokh) do jardim, a mesma expressão usada, no hebraico, com referência à presença de Deus no santuário. Em Gênesis 3:8, encontramos o Senhor caminhando no jardim pela viração do dia. Essa mesma ideia aparece em Deuteronômio 23:1 – Deus andando no meio do arraial de Israel. 

Depois do cativeiro egípcio, o Senhor ordenou a Moisés que construísse o tabernáculo no deserto, a fim de habitar no meio do povo. Todas as medidas, utensílios e rituais foram instituídos por Deus com a finalidade de ensinar ao povo o grande plano da redenção. Cada parte e cada serviço do santuário deveriam mexer com os sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato. Era uma forma didática de Deus dizer: “Quero estar perto de vocês!” 

Séculos depois, o Senhor ordenou a Salomão que construísse um templo. A obra demorou sete anos e envolveu milhares de toneladas de ouro e prata. O objetivo era o mesmo: “Viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o Meu povo” (1Rs 6:13). 

Tanto o santuário de Moisés quanto o templo de Salomão apontavam para a vinda do Messias, Emanuel, Deus conosco. João 1:14 diz: “Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” O termo “viveu” na língua grega é, literalmente, “tabernaculou”. Significa que Jesus armou a Sua tenda e habitou fisicamente entre nós. 

A Bíblia afirma ainda que, após o milênio no Céu, a Nova Jerusalém descerá para a Terra, com todos os salvos: “Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles” (Ap 21:3, NAA). Finalmente se cumprirá o maior sonho de Deus: habitar eternamente conosco. Esse é o seu maior sonho também?