Quinta-feira
01 de março
O mais velho do mundo
Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Provérbios 4:10

Em junho de 2016, o título de pessoa mais velha do mundo foi passado de Susannah Mushatt Jones, uma americana de 116 anos, para a italiana Emma Morano-­Martinuzzi, também de 116, logicamente, por motivo do falecimento da primeira. O Brasil também teve uma candidata a mais velha do mundo; porém, não reconhecida internacionalmente. Nascida em 28 de fevereiro de 1880, em Varsóvia, na Polônia, dona Maria Olívia veio para o Brasil aos três anos, sendo registrada em Itapetininga, SP. Ela não foi reconhecida porque seus documentos originais foram perdidos em um incêndio.

O provérbio de hoje faz uma ligação entre a longevidade e a obediência aos pais. Essa não foi a primeira nem a última vez que Salomão fez a ligação entre vida longa e um bom relacionamento com os pais. Ele, certamente, falava sobre isso porque viveu essa realidade.

Salomão não é o único que repete essa verdade. Muitos escritores bíblicos proclamam esse ensino. O apóstolo Paulo é um deles. Fazendo referência ao quinto mandamento, ele escreveu aos efésios: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa: ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’” (Efésios 6:1-3).

A forma bíblica de enfatizar um assunto é repetindo-o; portanto, Deus está dizendo a você e a mim: “Siga o que seus pais aconselham, respeite-os e ame-os com todas as forças que você tem.” Esse assunto deve receber uma atenção especial dos adolescentes e jovens.

É verdade que para ser a pessoa mais velha do mundo existem muitos fatores genéticos envolvidos, mas é promessa bíblica que teremos longevidade, caso cumpramos nossa parte, honrando os pais.

Além da implicação no tempo de vida, o respeito aos pais também tem consequências ligadas à salvação. Ellen White escreveu: “Os que não respeitam nem amam os pais não amarão nem respeitarão a Deus. Os que deixam de resistir à prova, de honrar a seus pais tementes a Deus, deixam de obedecer a Ele, não podendo, portanto, esperar entrar na Terra prometida” (Mensagens aos Jovens, p. 331, 332).

Não importa se o Guinness Book irá reconhecer você como a pessoa mais velha do mundo ou não. O que importa, realmente, é que o Céu o reconheça como um filho obediente. Assim, você receberá, não o título de mais velho, mas o título de eterno.