Segunda-feira
13 de fevereiro
O melhor vinho
Mas o senhor guardou o melhor para o fim. João 2:10, Nova Bíblia Viva

O primeiro milagre de Jesus em seu ministério terrestre foi em um casamento. Pelo poder de sua palavra, cerca de 480 litros de água foram transformados em 480 litros do melhor vinho que alguém já tomou. O mestre de cerimônias ficou muito impressionado com o que imaginava ser uma escolha do noivo. “Geralmente os noivos dão uma de espertos. Compram um bom vinho em quantidade menor e o servem primeiro. Depois que o pessoal bebeu bastante, eles mandam os garçons servirem o baratinho. Porém, você fez incrivelmente diferente”, surpreendeu-se o cerimonialista.

Nós sabemos que não foi bem assim. O coitado do noivo estava desesperado e foi surpreendido com um extraordinário presente da graça de Deus. É possível que o vinho servido primeiro fosse considerado bom; mas, de acordo com a fala do especialista, não podia nem de longe ser comparado ao que foi servido depois. Isso permite concluir que, em relação ao vinho de Jesus, o melhor vinho que o noivo podia comprar parecia ser de quinta categoria.

É exatamente esse o resultado de qualquer comparação entre o que fazemos por nós mesmos e o que Deus faz em nós e por nosso intermédio. Nunca devemos nos esquecer de que “tudo o que é bom e perfeito vem de Deus” (Tiago 1:17, Nova Bíblia Viva). Nas lutas contra a tentação, nos relacionamentos, nos estudos, no trabalho ou em qualquer área de nossa existência, não há verdadeiro sucesso sem Deus. Quando permitimos que Ele entre em cena, os milagres acontecem, e as pessoas notam a diferença.

Qualquer um que experimente o milagre da salvação se tornará para os outros um espetáculo de transformação. A pessoa não bebe, não fuma, não usa drogas, não é promíscua. Vivencia uma felicidade que não pode ser medida. É claro que os problemas continuam existindo, mas a esperança que invade o coração torna a vida muito melhor.

Por isso, alegre-se com os milagres que Jesus tem feito por você e permita que as pessoas percebam a mudança em sua vida. Em vez de demonstrar tristeza por “não poder” fazer as coisas erradas que muitos fazem, revele sua felicidade em servir a Deus. Como o mestre de cerimônias da história de hoje, muita gente vai ficar impressionada com o extraordinário vinho que transborda na jarra de sua vida.