Quarta-feira
26 de abril
O MILAGRE DA GRAÇA
Apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Salmo 51:1, 2

O Salmo 51 é uma obra-prima que nasceu de uma tragédia, um lírio que brotou no meio do lodo. Essa poesia difere das demais do livro porque foi gerada nas profundezas de um coração dilacerado pela culpa. Após ser confrontado pelo profeta Natã, Davi abriu os recônditos da alma e expôs diante de Deus o seu passado vil (2Sm 12:1-15). Enquanto esperava o veredito divino, o rei clamou pelo milagre da graça. 

A história do “homem segundo o coração de Deus” poderia ser bem diferente. Se estivesse na guerra, em vez de ocioso nas tardes palacianas, provavelmente o Salmo 51 teria outros contornos. Porém, encontramos o rei de Israel no abismo do pecado, após o adultério com Bate-Seba e a morte de Urias. 

O que resta para alguém que está em um buraco a não ser olhar para cima? Tocado pelo Espírito Santo, Davi recorreu à sua última e única chance: o amor infinito de Deus. Logo no início do salmo, Davi proclamou a tríade de petições descritas no verso de hoje: “Apaga”, “lava-me” e “purifica-me”. Você já clamou assim a Deus? 

Ao pedir para que o Senhor apagasse o seu pecado, Davi usou um termo que remete à maneira como os antigos reciclavam pergaminhos. Antes da criação da imprensa, utilizava-se o couro de ovelha ou cabra para a escrita. Como esse material era caro e escasso, recorria-se à técnica de raspagem utilizando uma faca. Os palimpsestos medievais, por exemplo, que continham literatura lasciva escrita pelos romanos, eram apagados e reutilizados pelos monges. É isso o que Deus deseja fazer com o nosso coração. Ele quer “raspar” o pecado e escrever uma nova história. 

Além disso, Deus deseja “lavar” e “purificar” nossa roupa suja, contaminada pelos erros que cometemos. Ao mencionar o “hissopo” (v. 7), uma planta de folhas ásperas e perfumadas, Davi aludiu a dois rituais litúrgicos: a purificação da casa de um leproso e de uma pessoa contaminada por tocar em um cadáver. Perceba que ambas as ilustrações podem ser aplicadas aos efeitos do pecado. 

E você, já pediu a Jesus que transforme o seu coração? Não importa o seu passado. Deus é capaz de lhe dar uma nova chance. Lembre-se: “onde aumentou o pecado, transbordou a graça” (Rm 5:20).