As abelhas podem ser encontradas em todos os continentes do mundo, com exceção da Antártida. Existem mais de 20 mil espécies desses insetos pelo planeta. Gosto de observá-las “trabalhando” em um jardim. Elas vão de flor em flor “degustando” os sabores que o canteiro oferece. Mesmo que existam espinhos nas flores, as abelhas não “reclamam”; apenas desviam e continuam aproveitando o que a vida tem de bom.
As abelhas são insetos fantásticos. Elas conseguem tirar o melhor das flores sem destruí-las. Nós também temos diariamente a oportunidade de tirar o melhor “néctar” que a vida pode oferecer. É verdade que a vida não é feita apenas de flores; às vezes, os espinhos nos machucam. Porém, até desses momentos, poderemos tirar lições para o nosso crescimento.
O provérbio de hoje nos diz que os filhos de Deus também erram. Por isso, precisamos aceitar que, apesar de caminharmos na estrada dos justos, não somos perfeitos e, às vezes, cometeremos erros e seremos repreendidos.
Nessas horas, como as abelhas, devemos tirar o melhor do que a vida nos oferece, mesmo que seja uma repreensão. Nossos pais, professores, pastores nos repreendem porque nos amam. Quando compreendermos isso, será cumprido o versículo de hoje em nossa vida: amaremos aqueles que nos repreendem. Eles fazem isso porque querem nosso crescimento.
O verdadeiro sábio reconhece seus erros e fica agradecido por ter sido corrigido. Confesso que, como você, não gosto de ser repreendido, mas tenho tentado tirar lições para a vida dessas situações. Em vez de ficarmos aborrecidos por chamarem nossa atenção, devemos valorizar quem teve amor e coragem do nos mostrar em que precisamos melhorar.
Assim como as abelhas tiram o melhor das flores, tire o melhor da vida. Mesmo que apareçam “espinhos”, existirá uma lição para ser aprendida. Deus sempre coloca à nossa disposição o néctar da vida. Aproveite!