Terça-feira
19 de novembro
O olho do furacão
Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia. Isaías 26:3

Ontem falamos sobre o furacão, uma enorme máquina que combina fenômenos físicos simples como o vapor, o ar quente e os ventos. Tudo isso em uma estrutura em forma de uma espiral de nuvens. Os ventos que são sugados na periferia do furacão sopram cada vez mais rápido, ao mesmo tempo em que vão se encaminhando para seu epicentro. Quanto mais rápido a massa de ar úmido se desloca, maior é a força de fora para dentro.

Mas o núcleo do furacão é uma região diferente do resto de sua estrutura. Ao passo que sua massa se espalha por uma área de até 600 quilômetros, o núcleo, também chamado de olho, tem diâmetro de cerca de 50 quilômetros. No olho do furacão existem calma e céu azul, permitindo até mesmo que pilotos de aviões de pesquisa voem nas faixas de calmaria, entre as espirais do furacão, e atinjam o núcleo.

Quando viaja sobre águas frias, o furacão pode se extinguir em poucos dias ou horas. Sem ar quente e úmido, o movimento ascendente tende a diminuir. Em pouco tempo a estrutura se desorganiza, as nuvens invadem o núcleo e o monstro se espalha e morre.

Espero que você nunca enfrente um furacão de verdade. Mas pode ser que outro tipo de furacão, provocado por dificuldades comuns à vida de todos nós, alcance você. Previna-se confiando-se às mãos de Deus. Não deixe nada de fora. Às vezes dizemos que entregamos tudo a Ele, mas conservamos conosco a chave de certos setores da vida. Não é fácil fazer essa entrega total, mas não é impossível. Para facilitar a entrega “faça a si mesmo esta pergunta: ‘O que Cristo deu por mim?’ O Filho de Deus deu tudo – vida, amor e sofrimento – para nossa redenção” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 45).

Quando nos entregamos de verdade a Ele, a promessa se cumpre: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia” (Isaías 26:3). Apesar dos estragos que um furacão provoca, ele não dura para sempre. Mesmo que os problemas persistam, Deus estará conosco, ali, no olho do furacão. Quando estamos sós, a mais leve ventania pode nos derrubar; mas, com Jesus ao lado, não importa a velocidade do vento.