Terça-feira
20 de novembro
O pardal
Portanto, não tenham medo. Vocês valem mais do que muitos pardais! Mateus 10:31

Eu me sentia muito abatida naquela manhã. Passava por algumas dificuldades financeiras e desafios no trabalho que pareciam insuperáveis. Havia começado a ler meu devocional matutino, esperando que Deus falasse comigo e me providenciasse forças e conforto para acabar com a dúvida e o temor.

De repente, ouvi o som alto de um baque.

Um pássaro havia colidido contra a janela do jardim interno. Corri até a janela para procurar o pássaro. Vi um pequeno pardal, que havia caído sobre a calçada do lado de fora da janela. Ele parecia atordoado e quase morto. Imediatamente, eu orei a Deus para que cuidasse daquele inocente pardal, que o ajudasse a se recuperar e o capacitasse a sair voando para junto dos outros pardais do meu quintal.

Embora tivesse retornado para prosseguir a leitura, eu me sentia compelida a voltar à janela para ver se o pardal continuava ali. Tive dificuldade para me concentrar no tópico devocional daquele dia, sobre o perdão de Deus, enquanto me preocupava com meu novo amiguinho emplumado.

Então percebi – não, não foi em seguida, mas dentro de meia hora – que o pardal abriu os olhos, pôs-se em pé e, por incrível que pareça, saiu voando como se nada tivesse acontecido. Fiquei espantada diante desse exemplo simples do amor e cuidado de Deus por uma de suas menores criaturas.

Esse incidente me fez pensar nas palavras do cântico “Se Deus protege as aves” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, no 371). Esse cântico pergunta por que ficaríamos desanimados ao encontrar dificuldades. Afinal, se Deus nota um pardal, Ele certamente nos nota também. Em Sua Palavra, Deus diz que nem mesmo um pardal cai sem o Seu conhecimento, e que temos um valor muito maior que o de muitos pardais (Mateus 10:29-31).

Naquela manhã, Deus me mostrou que Ele cuidou de um pardalzinho e que eu poderia ter certeza de que Ele cuidaria de mim e supriria todas as minhas necessidades. Se colocarmos Nele a nossa confiança, Ele removerá toda dúvida e temor. Certamente nos proverá forças para qualquer coisa que estivermos enfrentando. Podemos ter a certeza de que Ele vela por nós e cuida de nós cada dia.

Karen Welch Dobbin