Sábado
04 de março
O PEQUENO GRANDE HOMEM
Saulo, Saulo, por que você está Me perseguindo? Atos 22:7

Saulo nasceu em Tarso, a principal cidade da Cilícia, na Ásia Menor. Foi circuncidado no oitavo dia e recebeu esse nome cujo significado é “pedido pelo Senhor”. Como era da tribo de Benjamim, talvez o nome “Saulo” seja uma homenagem ao primeiro rei de Israel, Saul, que pertencia à mesma tribo. Certamente, os seus pais queriam que ele fosse “grande”. 

Além de judeu, Saulo era cidadão romano, o que lhe conferia direitos especiais. Por volta dos 12 anos, o menino-prodígio foi para Jerusalém a fim de ser educado pelo famoso Gamaliel. Foi instruído segundo a exatidão da lei e se tornou um fariseu estrito. 

Como Saulo vivia em uma comunidade multilíngue em que predominavam o grego (a língua do mundo civilizado) e o latim (a língua oficial do império romano), provavelmente fosse chamado também pelo nome comum Paulus. O autor de Atos utiliza ambos os nomes: Saulo, quando o contexto é judaico, e Paulo, quando o apóstolo concentrou o seu ministério entre os gentios (não judeus). 

Outro motivo para ele receber o nome “Paulo” (que significa “pequeno”) é porque tinha uma baixa estatura. As obras apócrifas Atos de Paulo e Tecla o descrevem como “um homem de estatura baixa, calvo, pernas arqueadas, de constituição forte, com as sobrancelhas unidas, nariz um pouco comprido, cheio de graça. Às vezes, parecia homem e, às vezes, tinha a aparência de um anjo”. 

Esse pequeno homem passou por uma experiência incrível. Enquanto viajava para Damasco com a finalidade de prender os cristãos, uma luz mais resplandecente que a do Sol brilhou sobre ele: “Saulo, Saulo, por que você está Me perseguindo?” Era a voz do próprio Jesus! Aquele encontro foi tão impactante que Saulo permaneceu três dias sem ver. Mas, pela primeira vez na vida, enxergou que precisava de uma mudança de rumo. Ali, no pó da terra, ele teve a vida recriada por Deus. De perseguidor dos cristãos, Saulo foi transformado em um grande pregador do evangelho e responsável por escrever quase a metade do Novo Testamento. 

E você, já teve um encontro com Jesus? Já foi transformado por Ele? Não importa se você é rico ou pobre; grande ou pequeno; de família importante ou não. Deus quer usá-lo como um poderoso instrumento da Sua graça.