Terça-feira
29 de março
O peso da juventude
É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem. Lamentações 3:27

Se você tivesse dois jumentos, um velho e um mais novo, sobre qual deles colocaria a carga mais pesada? Bom, você pode dizer que animais não deveriam transportar cargas, ou pelo menos não continuamente. Talvez seja verdade em algumas culturas, mas, em outras, os animais são os únicos meios de transporte de pessoas e de cargas. Voltando à nossa pergunta, você poderia responder de duas formas: 1) colocar mais peso sobre o mais velho, pois já está velho mesmo, morreria logo e não daria mais despesa; ou 2) você poderia ser mais humano e colocar mais peso sobre o mais jovem, pois, além de ter mais força, lhe permitiria ser mais solidário com o velho jumento que carregou carga a vida toda. Na maioria das civilizações, a segunda opção é a mais coerente. Tanto pelo rendimento da produção como pela solidariedade, o trabalho mais duro é para os mais jovens. Essa lógica parece ser mais sensata.

É interessante notar que a igreja é uma das poucas comunidades que tende a inverter essa lógica. Na igreja, os adultos e idosos muitas vezes trabalham mais; eles assumem as maiores responsabilidades; e, por incrível que pareça, em muitos casos demonstram mais disposição para realizar a obra. Por que será? É a igreja que está subestimando o potencial dos jovens ou são os jovens que não estão dispostos a levar a cruz?

Seguindo essa lógica, quem deveria estar disposto a cumprir a missão com mais energia? Sobre quem deveriam estar os maiores desafios missionários da igreja? Quem deveria estar se gastando mais na obra de Deus? A juventude tem tudo para cumprir esse papel.

Embora bem-intencionados, alguns líderes contribuem para que os jovens não se desenvolvam na fé e no serviço de Cristo. Iniciativas que priorizam mais o entretenimento do que a nutrição espiritual na Palavra contribuem para que a juventude não entenda seu papel na missão.

É bom trabalharmos duro enquanto somos jovens. No auge da força e vigor devemos dar o melhor de nós. Em Eclesiastes 12:1, lemos: “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis.” Não espere a velhice, não espere o amanhã. Escolha hoje servir a Deus.