Terça-feira
12 de setembro
O PLANO DE DEUS É MAIOR
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito.” Êxodo 13:17

Muitas pessoas têm dificuldade de entender os planos de Deus. Há quem diga que Ele demora a responder as orações. Outros acreditam que o Senhor está alheio aos nossos problemas e não interfere em nossas escolhas. Afinal de contas, Deus dirige ou não a nossa vida? 

Em primeiro lugar, precisamos entender que Deus não é um manipulador cósmico, que nos priva da liberdade de escolha. Ele não nos criou como robôs, mas seres livres, capazes de escolher o que comer, vestir, estudar, a pessoa com quem casar, a profissão a exercer, etc. Cada pessoa é arquiteta do próprio destino. 

Por outro lado, a Bíblia é clara ao dizer que Deus não criou o ser humano e o abandonou em seguida, como se tivesse dado corda e o deixado à mercê da própria sorte. De maneira nenhuma! Ele é um Pai que cuida, vela, dirige e, acima de tudo, ama as Suas criaturas. Embora não determine tudo o que devemos fazer, Ele nos conduz pelo melhor caminho. 

Em Jeremias 29:11, Deus diz: “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.’” Isaías acrescenta: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos” (Is 55:9). 

Quando o povo de Israel saiu do Egito, essas palavras fizeram todo o sentido. Em vez de permitir que o povo seguisse o caminho mais rápido para Canaã, Deus o conduziu por um trajeto mais longo. Sabe por quê? Porque logo à sua frente, a cerca de 250 quilômetros, estava Gaza, a capital dos filisteus. Pelo fato de serem ex-escravos e não terem armas, a iminência de uma batalha faria com que logo desejassem voltar ao Egito. 

Talvez Deus tenha levado você também a caminhos nada convencionais. Lembre-se de que os planos do Senhor sempre são maiores e melhores. Ele quer livrar você do Egito e dos inimigos e levá-lo para Canaã. Confie nos planos de Deus!