Nos últimos anos, vários movimentos como a Primavera Árabe, protestos no Brasil e em outras partes do mundo reabriram as discussões na mídia e nos círculos acadêmicos sobre o poder da minoria. Como é possível um grupo reduzido de pessoas promover tamanho impacto na sociedade?
Intrigados com essa questão, alguns pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, de Nova York, foram atrás da resposta. Com o auxílio de modernos sistemas de análise, eles descobriram que, quando uma minoria convicta consegue influenciar aproximadamente 10% da população, ela se transforma em maioria. Esse poder de persuasão funciona como ondas psicológicas, que ganham força à medida que são propagadas.
Quando lemos a Bíblia, percebemos que Deus inverte a lógica humana e muitas vezes usa a minoria para realizar os Seus planos. Aliás, no reino dos Céus tudo começa pequeno. Algumas metáforas evidenciam essa realidade: “grão de mostarda” (Lc 13:18, 19), “sal da Terra” (Mt 5:13), “fermento” (Lc 13:20, 21), “pequeno rebanho” (Lc 12:32). Através dessas simples analogias, a Bíblia revela que Deus está mais interessado na qualidade do comprometimento do que na quantidade de pessoas envolvidas. Quer um exemplo?
Na batalha entre Israel e os midianitas, registrada em Juízes 7, Deus ordenou a Gideão que despedisse cerca de 99% dos homens alistados, pois eram covardes e incrédulos. A Bíblia diz: “É demais o povo que está com você, para Eu entregar os midianitas nas suas mãos. Israel poderia se gloriar contra Mim, dizendo: ‘A minha própria mão me livrou’” (Jz 7:2, NAA). Com apenas 300 homens corajosos, a “tropa de elite” de Gideão, o Senhor concedeu vitória a Israel em uma batalha épica, conquistada literalmente “no grito”, com a ajuda de trombetas e cântaros quebrados.
Você faz parte de uma minoria? Está preocupado por ser o único cristão da sua família? Frequenta uma igreja inexpressiva em sua cidade? É o único adventista em sua sala de aula? Lembre-se hoje de que você e Deus sempre serão maioria. Com o Senhor dos Exércitos, não há batalha invencível ou missão impossível. Afinal, o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, inclusive em nossa solidão e pequenez. Confie Nele!