Sexta-feira
25 de maio
O poder da oração
Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei. João 14:14

A oração é o método de Deus para nos manter em sintonia com Ele, e a condição para receber algumas de Suas mais preciosas bênçãos. Ao estudar as Escrituras, pode-se ver que algumas dádivas são concedidas quer oremos, quer não (Mt 5:45). Outras são reservadas àqueles que as pedem e têm um coração fiel (Pv 28:9). Cristo destacou essa condição quando afirmou: “Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei” (Jo 14:14). No entanto, algumas pessoas, como George Müller, foram além do que se espera ao viver em completa dependência de Deus.

George Müller (1805-1898) nasceu na Alemanha; mas, quando tinha 23 anos, mudou-se para Londres, a fim de trabalhar como missionário entre os judeus. As coisas não ocorreram conforme o esperado e, em 25 de maio de 1832, ele se mudou para Bristol, Inglaterra. Ali fundou e dirigiu o orfanato de Ashley Down, no qual cuidou de 10.024 órfãos durante sua vida. Ele também abriu 117 escolas, que proporcionaram educação cristã para mais de 120 mil crianças. Todo o sistema do orfanato era administrado por meio da oração, sem pedir dinheiro a ninguém. Müller guardou o registro de mais de 50 mil preces atendidas, afirmando que nenhuma delas permaneceu sem resposta.

Dentre as respostas à oração mais conhecidas, houve uma em que 300 crianças estavam prontas para ir à escola, mas não havia comida para o desjejum. Müller pediu que se assentassem à mesa e então agradeceu pelo alimento. Quando terminou de orar, um padeiro bateu à porta com pão quentinho suficiente para alimentar a todos, e o leiteiro doou dez latas grandes de leite porque sua carroça havia quebrado em frente ao orfanato.

Enquanto viajava para a América do Norte, Müller abordou o capitão do navio a vapor e perguntou se chegariam a tempo para um compromisso que ele tinha em Quebec, Canadá, na tarde de sábado. O comandante respondeu que, por causa da forte cerração, seria impossível. Müller replicou: “Não, meus olhos não se concentram na densidade da neblina, mas no Deus vivo que controla todas as circunstâncias de minha vida.” Ele orou e, em menos de cinco minutos, a cerração desapareceu. Diante desse testemunho, o capitão se tornou cristão.

Müller tinha uma vida intencional de oração, e nós podemos fazer o mesmo. É possível que Deus nem sempre responda a nossas orações da maneira como gostaríamos, mas Ele nunca deixa sem resposta uma prece sincera. Podemos confiar Nele!