Nosso Senhor sabe da guerra que o Seu povo enfrenta nestes últimos dias contra a aliança entre os agentes satânicos e homens e mulheres ímpios que negligenciam e recusam a grandiosa salvação. Com imensa simplicidade e franqueza, o nosso Salvador, o poderoso General dos exércitos celestiais, não oculta o conflito intenso que os seres humanos vivenciam. Ele mostra os perigos, revela o plano de batalha e a obra perigosa e arriscada a ser feita. Então ergue a voz para avaliar o custo antes de adentrar o conflito, ao mesmo tempo em que incentiva todos a empunhar as armas de batalha e esperar que a hoste celestial componha o exército para guerra em defesa da verdade e da justiça.
A fragilidade humana encontra força e auxílio sobrenaturais em cada árduo conflito para realizar as obras da Onipotência. A perseverança na fé e a confiança perfeita em Deus garantem o sucesso. Enquanto a vas-ta confederação do mal está arregimentada contra os fiéis, Ele os convoca a ser fortes e corajosos, a lutar com valentia, pois têm um Céu a conquistar e mais do que um anjo em suas fileiras, uma vez que o poderoso General dos exércitos lidera as hostes celestiais. Assim como aconteceu na queda de Jericó, nenhum dentre o exército de Israel poderia se vangloriar de exercer a sua força finita para derrubar as muralhas da cidade, uma vez que o Capitão das hostes do Senhor planejou aquela batalha na maior simplicidade, a fim de que somente Deus recebesse a glória, e os seres humanos não fossem exaltados. Ele nos prometeu todo poder. “Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2:39).
Precisamos agora não de grandes talentos, mas de corações humildes e esforços diretos, consagrados e pessoais para vigiar, orar e trabalhar com toda a perseverança. Os pecados humanos podem parecer tão ofensivos a Deus como se fossem intransponíveis, mas Cristo enviou o Seu representante, o Espírito Santo, rodeando Seus agentes vivos que são usados para afastar a ignorância, levando os raios brilhantes do Sol da Justiça. Sua voz dá a certeza: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Esse fato deve ser mantido na lembrança todo o tempo, uma vez que estamos levando avante a guerra na presença de um mundo invisível (Carta 51, 1895).
PARA REFLETIR: A Sua fraqueza encontrará força sobrenatural em cada árduo conflito para realizar as obras da Onipotência. Quais obras da Onipotência você deseja fazer para Deus hoje?